Ouça agora:

Redescobrindo
Rádio Rádio
Categoria: Tempo de Refletir

Praticando a regra áurea


Lucas 6:31: “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”.

Durante os últimos dois programas estivemos estudando a regra áurea. Vimos que essa regra expressa o que significa ser cristão, é o ápice do que significa ser perfeito no caráter, assim como Jesus é perfeito.

Mas alguém pode perguntar como isso pode ser colocado em prática. Não pode ser feito consistentemente com nossos próprios recursos. Nosso egoísmo se intromete e nossa preguiça nos propulsiona a fazer o mínimo pelos outros. Não somos propensos à regra áurea. Na verdade, nosso caráter se inclina para o outro lado. Até mesmo quando beneficiamos alguém, geralmente esperamos alguma espécie de reconhecimento e recompensa em troca.

A pura verdade é que fazer genuinamente aos outros aquilo que queremos que nos façam, não pode ser realizado pelo poder humano. Exige a impulsão e a propulsão dinâmica e transformadora do Espírito Santo. Viver coerentemente a regra é viver a vida cheia do Espírito.

Com essa compreensão, precisamos agora examinar algumas sugestões práticas de como colocar a regra áurea em prática. Talvez uma das primeiras providências seja fazer uma lista de todas as coisas que eu gostaria que as pessoas fizessem por mim. Não comece pelos outros. Comece por você mesmo. Mencione todas as coisas que você gostaria que os outros fizessem por você.

Mas não pare aí. Pegue essa lista e comece a fazer essas coisas pelos outros. Você gostaria de ser tratado com bondade e respeito? Então aja assim com os outros. Gostaria que alguém lhe desse a mão quando está atarefado? Então é isso que você precisa fazer por alguém. Por enquanto, você tem a ideia.

A seguir, faça uma lista de todas as coisas que você não gosta. Então aplique essa lista em sua vida diária. Evite essas atitudes em seu relacionamento com os outros.

Pode ser? Faça agora e ore comigo:

Senhor, eu preciso de ajuda! Ajuda-me hoje a fazer da Tua regra a regra da minha vida. Por favor. Em nome de Jesus, amém!

Comente