Ouça agora:

NT Ecologia
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Pecado ou obediência?


4. Leia Romanos 6:16. Qual conceito Paulo estava apresentando? Por que não há meio-termo em seu argumento? Qual lição devemos extrair desse contraste muito claro?

Paulo voltou ao argumento de que a nova vida de fé não concede liberdade para pecar. A vida de fé torna possível a vitória sobre o pecado. Na verdade, somente pela fé podemos ter a vitória prometida a nós. Tendo personificado o pecado como um rei que reina sobre seus súditos, Paulo retornou à figura do pecado como um senhor que exige a obediência de seus servos. Ele mostrou que uma pessoa tem que escolher entre dois senhores. Ela pode servir ao pecado, que leva à morte, ou pode servir à justiça, que leva à vida eterna. Paulo não deixou nenhum meio-termo nem espaço para concessões. É um ou outro, pois no final estaremos diante da vida eterna ou da morte eterna

5. Leia Romanos 6:17. De que maneira Paulo ampliou o que ele havia dito em Romanos 6:16?

Observe como, curiosamente, a obediência está ligada à doutrina correta. A palavra grega didachē, traduzida como “doutrina”, significa “ensino”. Os cristãos romanos tinham aprendido os princípios da fé cristã, que eles passaram a obedecer. Assim, para Paulo, a doutrina correta, os ensinos corretos, quando obedecidos “de coração”, ajudaram os romanos a se tornarem “servos da justiça” (Rm 6:18). Às vezes ouvimos que não importa a doutrina, desde que demonstremos amor. Essa é uma expressão muito simplista de algo que não é tão simples assim. Como foi dito em uma lição anterior, Paulo estava muito preocupado com a falsa doutrina à qual a igreja da Galácia havia sucumbido. Portanto, precisamos ter cuidado com declarações que, de alguma forma, diminuem a importância do ensino correto.

 

Servos do pecado, servos da justiça: o contraste é gritante. Se pecamos depois do batismo, isso significa que não somos verdadeiramente salvos? Leia 1 João 1:8–2:1. Por que os seguidores de Cristo ainda estão sujeitos a cair em pecado?

Comente