Ouça agora:

Música
Rádio Rádio
Categoria: Tempo de Refletir

O significado de “fácil”


Provérbios 14:12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”.

Um dos importantes contrastes entre os dois caminhos de Mateus 7:13 e 14 é que o espaçoso é um caminho “fácil” e o apertado é um caminho “difícil”.

Lembro-me de alguns anos atrás, quando excursionei com uma mochila nas costas por uma  cordilheira, nos Estados Unidos. Eu havia caminhado o dia todo por uma trilha escarpada e havia finalmente chegado a um platô que corria paralelamente a um pico. Estava morto de cansaço. Carregar minha bagagem de quase 30 quilos pelos onze ou doze quilômetros seguintes, até o vale mais próximo, parecia mais do que eu podia suportar.

Àquela altura encontrei outro excursionista, que me falou de um atalho que me pouparia algumas horas. Era muito mais “fácil”. O suposto atalho podia até ser mais curto, mas não era mais fácil. Esforcei-me por um dia e meio sobre um terreno que julguei não ser capaz de atravessar com uma mochila cheia.

Moral da história: As coisas nem sempre são o que aparentam. O caminho fácil acaba algumas vezes se tornando o caminho difícil.

É assim que o caminho se afigura a muitos que viajam pelo caminho espaçoso. Ressacas, Aids e muitas outras doenças decorrentes da vida na trilha rápida, coisas que tornam a vida mais difícil do que seria se eles fossem mais temperantes.

Mas convenhamos. Muitas pessoas que viajam pelo caminho espaçoso não enfrentam essas dificuldades. A vida delas é moderada e até mesmo moralmente boa, no sentido secular do termo. Seu caminho realmente parece fácil. Simplesmente fazem o que lhes vem naturalmente.

Mas é aí que entra o outro grande contraste entre os dois caminhos. O caminho espaçoso, diz-nos Jesus, conduz à destruição, enquanto o caminho estreito conduz à vida. E mais uma vez, não há alternativas. Todos receberão, algum dia, ou a recompensa celestial ou serão eternamente destruídos.

Cada um de nós precisa fazer sua escolha nessa questão. Preferiremos o que é mais fácil agora e difícil depois, ou o que é difícil agora e fácil depois? Qual vai ser a sua escolha?

Reflita e escolha hoje. E ore comigo:

Senhor, sozinho não tenho condições de trilhar o caminho mais estreito, difícil. Sei que no final valerá a pena a recompensa. Sozinho não vou conseguir. Por isso, Pai, me ajude! Segure novamente na minha mão e vamos em frente! Em nome de Jesus, amém!

Comente


Fique conectado

Aplicativo

Loja Virtual

Participe