Rede Novo Tempo de Comunicação

O propósito dos dons espirituais

Lições da Bíblia


Por Rádio NT 04/08/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

4. Leia 1 Coríntios 12:7 e Efésios 4:11-16. Por que Deus concede dons espirituais a cada cristão? Quais são os propósitos desses dons? __________________________________________ ________________________________

Os dons espirituais servem a vários propósitos. Deus os concede para nutrir e fortalecer Sua igreja a fim de cumprir Seu ministério. Eles foram designados para desenvolver uma igreja unificada, pronta para cumprir Sua missão no mundo. Os escritores bíblicos nos deram exemplos de dons espirituais que Deus concede à Sua igreja, como ministério, serviço, proclamação, ensino, encorajamento e doação. Eles também falaram sobre os dons da hospitalidade, misericórdia, assistência e alegria, entre outros. Para uma lista mais completa, leia Romanos 12 e 1 Coríntios 12.

Você pode estar se perguntando sobre a relação entre dons espirituais e talentos naturais. Os dons espirituais são qualidades divinamente comunicadas pelo Espírito Santo a cada cristão a fim de habilitá-lo para seu
ministério especial na igreja e serviço ao mundo. Eles também podem incluir talentos naturais santificados pelo Espírito Santo e usados no serviço de Cristo. Todos os talentos naturais são dados por Deus, mas nem todos são usados no serviço de Cristo.

“Os dons especiais do Espírito não são os únicos talentos representados na parábola. Esta inclui todos os dons e talentos, originais ou adquiridos, naturais ou espirituais. Todos devem ser empregados no serviço
de Cristo. Tornando-nos discípulos Dele, rendemo-nos a Ele com tudo o que somos e temos. Ele nos devolve, então, essas dádivas purificadas e enobrecidas para que as utilizemos para Sua glória em abençoar nossos semelhantes” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 328).

Além disso, Deus estabeleceu dons especiais, como o dom de profecia e ofícios específicos na igreja, incluindo pastores e anciãos, que são professores no corpo de Cristo a fim de nutrir e habilitar cada membro para o serviço (veja Ef 4:11, 12). A função de toda a liderança da igreja é ajudar os membros a descobrir seus dons espirituais e ensiná-los a usá-los para edificar o corpo de Cristo.


Quais são seus talentos naturais que, por mais úteis e benéficos que sejam em um ambiente secular, também podem ser uma bênção para a igreja?