Ouça agora:

Tempo de Refletir
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

O exemplo de Neemias


6. Leia Neemias 5:14-19. Quais razões Neemias apresentou para não exigir do povo “o pão devido ao governador” (Ne 5:18)? _______________________________________________________

_______________________________________________________

______________________________________________________

 

Neemias provavelmente tenha escrito esse relato após seu retorno à corte do rei Artaxerxes, depois de governar Judá durante 12 anos. Embora os governadores tivessem o direito de receber impostos de seus súditos, Neemias nunca reivindicou esse direito e financiou seu sustento. Ele não apenas pagou suas próprias despesas, mas também sustentou sua família e toda a corte.

 

Zorobabel, o primeiro governador, é o único cujo nome conhecemos. Quando Neemias mencionou “os primeiros governadores”, ele provavelmente estivesse se referindo aos governadores que existiram entre os governos de Zorobabel e o seu próprio governo. Em resultado, ao terminar seu mandato, ele provavelmente houvesse perdido dinheiro.

 

Em vez de trazer riquezas, como era de se esperar de uma posição de prestígio, Neemias provavelmente tivesse perdido a riqueza e os bens, por causa de sua atitude de generosidade. Sendo ele abastado, pôde prover o alimento diário para muitas pessoas. Ele foi generoso em suprir abundantemente as necessidades dos outros (Ne 5:17, 18). Embora não tenha feito o mesmo que Abraão, após o resgate dos que foram capturados pelas nações vizinhas (veja Gn 14), o que Neemias fez revela o mesmo princípio.

 

7. Leia Neemias 5:19. O que ele disse nesse verso? Como entender isso em relação ao evangelho? ______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

 

Vemos em Neemias o exemplo de alguém que colocou o Senhor e Sua obra antes de seu ganho e vantagens pessoais. Essa é uma boa lição para nós, independentemente da nossa situação específica. É fácil trabalhar para o Senhor quando não nos custa muito.

 

Leia Filipenses 2:3-8. Como você pode revelar em sua vida os princípios abnegados expressos nessa passagem e demonstrados na vida de Jesus Cristo?

Comente