Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 17

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 27/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Por quê que frequentemente é tão difícil aprendermos as lições que Deus procura nos ensinar, num é mesmo? E nessa linha de pensamento, a gente vê que é muito fácil condenar e julgar os hebreus do livro de Números. Mas e se cada um de nós fizer um auto exame e um auto julgamento? Já parou pra pensar, amigo ouvinte, poque é que, mesmo quando temos evidências mais que suficientes do amor e da graça de Deus, deixamos de confiar nEle? Por que é que cometemos os mesmos erros repetidas vezes, hein? E, mais ainda, por que é importante não buscarmos justificar nossos erros? 

Você já leu Números 17 hoje? Tem a história de quando o bordão de Arão floresceu. Porque era o seguinte, amigo ouvinte. Embora houvessem morrido milhares de pessoas na rebelião provocada por Corá, o Senhor sabia que a questão da liderança sacerdotal ainda precisava ser esclarecida. Mesmo apesar de tudo o que Ele fizera, os juízos poderosos e dolorosos derramados sobre os rebeldes, Deus sabia que o povo ainda estava inquieto. Com razão, Ele poderia ter eliminado todos, mas nunca fora Seu desejo fazer isso. Mesmo depois do que havia acontecido, o Senhor ainda estava disposto a trabalhar com o povo e revelar-lhe Sua graça salvadora.  

Então, preste atenção. Ao lermos Números 17, a gente precisa buscar repostas pra algumas perguntas. Por exemplo, a primeira delas: qual era a razão praquele teste, né? Era que Deus queria demonstrar, de maneira vívida, a guia dEle sobre o povo. Segunda pergunta. Como é que aquele teste deveria ser um meio de evitar mais rebelião e consequente condenação? Era sendo uma forte evidência do poder miraculoso de Deus. E a última pergunta, é pra gente pensar sobre como foi que a reação do povo revelou que, finalmente, eles parecem ter compreendido a mensagem de que só a determinadas pessoas seria permitido ser sacerdotes? Você vê aí em Números 17 que eles temeram por sua vida e reconheceram o pecado deles, né. 

Não havia nenhum meio de negar aquele milagre no qual o bordão de Arão florescera e produzira amêndoas. Os israelitas tiveram que admitir que Deus havia operado dentro do tabernáculo um milagre que, de uma vez por todas, designava Arão e seus descendentes como sacerdotes do santuário do Senhor. A tragédia foi que o preço desse reconhecimento custou muito sofrimento. O surpreendente é que o Senhor Se dispunha a fazer ainda mais a fim de Se reconciliar com eles. 

Meu querido amigo ouvinte, você também está precisando sentir a presença de Deus na sua vida? Pois saiba que assim como um pedaço de madeira seca floresceu para indicar que Deus estava com Arão, ainda que a sua vida estiver seca como um pedaço de pau, ela poderá florescer, porque eu tenho certeza de que o Senhor quer estar com você. A grande pergunta é: você está fazendo por onde pra que Deus esteja contigo? Você está fazendo a sua parte de estar com Deus? Faça por onde, e a sua vida vai florescer! 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 4º Trimestre de 2009.