Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 14

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 24/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido amigo ouvinte, você já leu hoje a história que está registrada em Números 14? Porque, se você já leu, eu tenho uma pergunta pra você. Qual é a lição espiritual mais poderosa e importante que você pode tirar dessa história? Você fazer o mesmo que foi feito aí? Sabe, meu querido, o pecado, quando alimentado, cega o entendimento, levando a atrevimentos cada vez maiores. Os israelitas se rebelaram não foi contra contra Josué e Calebe não, sabia? A rebelião, na realidade, era contra o próprio Deus que tinha trazido eles até ali. 

Escute bem os versos 3-4: “E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e crianças virem presa? Não seria melhor voltarmos pro Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um comandante e voltemos pro Egito.” Percebe? É, meu irmão, entre todas as coisas horríveis que eles disseram, talvez a pior tenha sido que eles quiseram escolher um líder pra levar eles de volta pro Egito. E daí o que foi que aconteceu? Deus atendeu o pedido deles. Porque se a gente considera que o Egito simbolizava a escravidão do pecado, da morte, e da alienação de Deus, a gente percebe que foi a isso que Deus os entregou, né. Por quê? Porque agir como agiram, depois daquela libertação que tinha sido tão incrível, foi indesculpável. Entende? 

No livro Patriarcas e Profetas (p.390) está escrito assim que “os espias infiéis denunciavam em alta voz Calebe e Josué, para os apedrejar. A turba insana pegou pedras para matar aqueles homens fiéis. Avançaram com uivos de furor, quando subitamente as pedras lhes caíram das mãos, tombou sobre eles um silêncio, e tremeram de medo. Deus fez uma intervenção. A glória de Sua presença, como luz chamejante, iluminou o tabernáculo. Ninguém ousou prosseguir com a resistência”. 

E daí eu te pergunto, amigo ouvinte. Como é que a gente ainda pode ver alguma revelação de misericórdia e graça, equilibradas com justiça, da parte de Deus pra com aquele povo que se rebelou abertamente contra Ele? Sabe como? Note bem. A pedido de Moisés, Deus perdoou Seu povo, mas decretou que nenhum dos que participaram da rebelião entraria na terra prometida. Graça e Misericórdia, equilibradas com Justiça. Concorda? 

Mas parece que eles não concordaram não. Veja a reação deles ao castigo que receberam. De certo modo, tendo rejeitado o que Deus teria feito por eles, decidiram tentar fazê-lo por si mesmos, o que, é claro, resultou em desastre. Se eles tão-somente houvessem confiado em Deus, que já havia feito tanto por eles, eu creio que pelo menos aquele desastre poderia ter sido evitado. Mas o mais triste, como é sempre o caso com o pecado, também, é que muitos inocentes – que não tinham nada a ver com a rebelião – sofreram, pelos pecados de outros. 

Então, pega a ideia, meu querido. Quando você enfrentar problemas e for tentado a duvidar, olhe pra Deus e peça-Lhe direção, passando a agir de acordo com as promessas dEle. 

Fonte: Lição da Escola Sabatina, 29/10/2009.