Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 09

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 19/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu amigo, você quer comemorar a Páscoa ainda neste ano? Você deve estar se perguntando, “mas como assim?”, né, “se a Páscoa foi 17 de abril, e hoje já é 19 de maio, como é que eu vou comemorá-la?”. Rsrsrsrs. Verdade. A data da Páscoa fixada no calendário já passou há dois meses e dois dias. Mas ainda é possível observar a Páscoa, ainda neste ano, sabia? Deixa eu chegar bem pertinho de você pra eu te explicar. 

Preste atenção. O capítulo de hoje é Numeros 9. E quando você ler os versos 1-5, o Espírito Santo poderá lhe ajudar a tirar lições preciosas da instituição da Páscoa. Pense, meu irmão, por exemplo, em obediência, graça, redenção, fé e juízo. Sabe, meu querido amigo ouvinte, aquele era o primeiro aniversário da surpreendente noite no Egito, em que o anjo do Senhor tinha matado os primogênitos dos egípcios, mas “passou por cima” das habitações de Israel marcadas pelo sangue do cordeiro sacrifical. 

Agora, no que deveria ser uma cerimônia anual, eles foram chamados a se lembrar da noite da libertação especial deles do Egito, e da salvação que Deus tinha preparado pra eles. E o que é que isso tem que ver com a gente? Né? Se você ligar o capítulo de hoje com Êxodo capítulo 12:1-29 e com Lucas 22:15, 19-20, você vai ver entender como os seguidores de Jesus devem comemorar a Pascoa hoje em dia. Porque, essa cerimônia, ela deve nos lembrar o quê, né? 

Escute essa passagem do livro de Lucas: “E disse-lhes: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer”. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês”. Jesus estava instituindo a Santa Ceia! 

No livro O Desejado de Todas as Nações, nas páginas 562-653, está escrito assim que “Cristo se achava no ponto de transição entre dois sistemas e suas duas grandes festas. Ele, o imaculado Cordeiro de Deus, estava para Se apresentar como oferta pelo pecado, e queria assim levar a termo o sistema de símbolos e cerimônias que por quatro mil anos apontara à Sua morte. Ao comer a Páscoa com Seus discípulos, instituiu em seu lugar o serviço que havia de comemorar Seu grande sacrifício. Passaria para sempre a festa nacional dos judeus. O serviço que Cristo estabeleceu devia ser observado por Seus seguidores em todas as terras e por todos os séculos. A ordenança da ceia do Senhor foi dada para comemorar a grande libertação operada em resultado da morte de Cristo. É o meio pelo qual Sua grande obra em nosso favor deve ser conservada viva em nossa memória”. 

Entendeu, amado? Quer celebrar a Páscoa? Em uma IASD você não precisa ser membro para tomar uma Santa Ceia. Basta você ser cristão! Então, participe de uma Santa Ceia! 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 18-19/10/2009