Rede Novo Tempo de Comunicação

Números 02

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 12/05/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Se você é enfermeiro, eu quero agradecer a você por sua profissão. E se você não é enfermeiro, você deve hoje ser agradecido aos enfermeiros por tudo que ele já fizeram por você. Por que estou falando isso? É porque hoje, 12 de Maio, é o dia da enfermagem e dos enfermeiros. Parabéns a vocês, guerreiros profissionais da saúde, que dedicam a vida para cuidar da vida de cada um de nós. 

E sabe, meu querido amigo ouvinte, essa comemoração, do dia da Enfermagem e do Enfermeiro, ela é mundial. Porque, você sabia que a enfermagem é uma das profissões mais universais que existem? Sim, é uma profissão que está presente em praticamente todos os países e que existe há milênios. No Brasil os enfermeiros são organizados pelo Coren, que inclusive orienta sobre a migração de enfermeiros para outros países que precisam desses profissionais. Fato interessante que mostra a organização e a diversidade andando juntas.  

No Israel antigo a organização e a diversidade também se atrelavam. Aliás, essa é uma característica sobre a religião de Israel que se destaca logo no início do livro de Números! Leia o capítulo 2! O governo de Israel se caracterizava por uma estrutura organizacional muito precisa, vista, por exemplo, na organização que o Senhor instituiu para o acampamento e nas posições em que o povo deveria erguer suas tendas. O acampamento hebreu era separado em quatro grandes divisões, cada qual com sua posição designada no acampamento, com base nas famílias e nos laços tribais. 

E aí, meu amigo, a posição de cada tribo no acampamento também era especificada. Cada qual deveria marchar e acampar ao lado de seu próprio estandarte. Nada era deixado ao acaso. O Senhor organizou cuidadosa e precisamente a nação. Embora eles fossem um povo, suas conexões familiares distintivas não foram rompidas. 

E você sabe qual é a indicação que nós temos de que, apesar do claro padrão organizacional, ainda havia espaço para a distinção e a singularidade das várias tribos? A resposta pra essa pergunta está no verso 34, que explica que eles se organizavam de acordo com os estandartes deles. Escute bem: “Assim fizeram os filhos de Israel; conforme tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, se acamparam segundo os seus estandartes e assim marcharam, cada qual segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais” (Nm 2:34). Ou seja, meu querido amigo ouvinte, apesar de uma estrutura organizacional precisa, Deus admitia as características distintivas das várias tribos.  

Você já parou pra pensar sobre por que é que a unidade organizacional pode exigir uniformidade ou não? Pense bem: se a massa do biscoito (que é a essência, né) é a mesma, toda a massa precisa ser cortada com o mesmo cortador de biscoito (que determina a forma, certo) pra que todos os biscoitos tenham o mesmo sabor, ou um bom sabor? 

Entende, meu querido? A organização da igreja é importante, mas as individualidades devem ser respeitadas. E assim pode ir acontecendo, através do Reino de Deus, a cura das nações. Amém?