Ouça agora:

Música
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Neemias se prepara para sua tarefa


O Senhor havia chamado Neemias para essa tarefa e providenciou tudo de que ele precisava. Conhecendo as promessas de Deus e a certeza do chamado divino, ele prosseguiu, mas avançou com cautela e oração. Em outras palavras, embora soubesse que Deus estava com ele, esse conhecimento não o impediu de analisar o que deveria fazer.

 

5. Leia Neemias 2:11-20. O que o servo de Deus fez a fim de se preparar para o projeto de reconstrução dos muros? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

 

Lições sobre liderança. Lição 1: Neemias não contou a ninguém os planos que Deus pusera em seu coração realizar em Jerusalém (Ne 2:12). Ele não apenas não contou esses planos ao inimigo, mas também os omitiu dos líderes judeus. Neemias estava em uma missão de reconhecimento a fim de descobrir o que precisava ser feito. Lição 2: Antes de apresentar qualquer coisa, o servo de Deus fez sua “lição de casa” e planejou toda a obra necessária.

 

Lição 3: Quando Neemias, por fim, falou da tarefa, ele primeiramente descreveu o que Deus havia feito até aquele momento para guiar aquela expedição e então acrescentou as palavras do rei. Ele encorajou os judeus antes de pedir o comprometimento deles. Foi um verdadeiro milagre que eles tenham reagido de modo tão favorável, apesar da resistência que viria. Mediante as orações e o jejum de Neemias, Deus preparou tanto o rei como o povo judeu para que respondessem positivamente.

 

6. Leia Neemias 2:19, 20. O que esses versos revelam sobre a fé desse líder? Textos como Deuteronômio 7:9, Salmos 23:1-6 e Números 23:19 podem tê-lo ajudado?

_______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

 

Nossas conversas demonstram quem somos e no que acreditamos. Neemias falava palavras edificantes. Ele não tinha receio de glorificar a Deus, mesmo quando as pessoas zombavam dele. Embora conhecesse o desprezo dos inimigos pelos israelitas, ele não mediu palavras nem negou sua confiança na providência divina. Como José no Egito, Neemias não tinha medo de manifestar sua fé entre os povos que não criam em Deus.

Comente