Ouça agora:

Anjos da Esperança
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Não debaixo da lei, mas da graça


3. Leia Romanos 6:14. Como entender esse texto? Ele significa que os Dez Mandamentos já não são mais obrigatórios? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) Quem anda debaixo da graça é livre da condenação da lei do pecado, pois o pecado não mais o domina.

B. ( ) Quem anda debaixo da graça pode pecar livremente, pois Jesus já pagou o preço exigido pela lei.

Romanos 6:14 é uma das principais declarações dessa carta. Além disso, é uma das passagens frequentemente citadas quando alguém tenta argumentar que o sétimo dia, o sábado, foi abolido. No entanto, obviamente não é isso que o texto significa. Como perguntamos antes, como a lei moral poderia ser eliminada e o pecado ainda ser uma realidade? A lei moral é o que define o pecado! Se você ler tudo o que vem antes em Romanos, mesmo no capítulo 6, será difícil ver como, em meio a toda essa discussão sobre a realidade do pecado, Paulo diria subitamente: “A lei moral que define o pecado, isto é, os Dez Mandamentos, foi abolida.” Isso não faz sentido. Paulo estava dizendo aos romanos que a pessoa que vivia “debaixo da lei”, ou seja, debaixo da estrutura judaica posta em prática em seu tempo, com todas as suas regras e regulamentos feitos por homens, seria governada pelo pecado. Em contrapartida, uma pessoa que vive debaixo da graça terá vitória sobre o pecado, porque a lei está escrita em seu coração e essa pessoa permite que o Espírito de Deus guie seus passos. Aceitar Jesus Cristo como o Messias, ser justificado por Ele, ser batizado em Sua morte, ter o “velho homem” destruído, andar em novidade de vida – são essas as coisas que destronarão o pecado de nossa vida. Lembre-se, esse é o contexto de Romanos 6:14, o contexto da promessa de vitória sobre o pecado. Não devemos definir “debaixo da lei” de maneira muito restritiva. A pessoa que supostamente vive “debaixo da graça”, mas desobedece à lei de Deus, não encontrará graça, mas condenação. Quando a Bíblia diz que estamos “debaixo da gra- ça” ela quer dizer que, por meio da graça de Deus revelada em Jesus, foi removida a condenação que a lei inevitavelmente traz aos pecadores. Portanto, livres agora dessa condenação da morte trazida pela lei, vivemos em “novidade de vida”, uma vida caracterizada pelo fato de que, estando mortos para nós mesmos, não somos mais escravos do pecado.

 

Você tem experimentado a nova vida em Cristo? Quais são as evidências que revelam o que Cristo fez em você? Quais coisas você tem se recusado a abandonar? Por que deve abandoná-las?

Comente