Rede Novo Tempo de Comunicação

Marcos 14

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 09/06/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido irmão, meu caro amigo ouvinte, meu prezado leitor da Bíblia, vamos para além da leitura bíblica? Porque a leitura bíblica de hoje está em Marcos capítulo 14, né? Agora, compare Marcos 14:3-9 com Mateus 26:6-13 e João 12:1-11, e pense no contexto. Aconteceu numa cidadela pequena e feia. Na casa de um camarada odiado por muitos, de conduta questionada e que tinha tido a pior de todas as doenças da época, o clima era o da discriminação. E para completar a história, entra uma representante da pior das castas. O que não faltava naquele ambiente era constrangimento. Várias facetas da vergonha humana estavam ali estampadas, ou, à flor da estampa. Malícias e maldades não pareciam dar lugar a nada relacionado à misericórdia. Mas afinal, Paulo não disse que “onde aumentou o pecado, transbordou a graça?” Tudo bem que isso está em Romanos 5:20, que é um pouco depois, mas é uma verdade bíblica atemporal.

Então, meu querido amigo ouvinte, contemple você mesmo as cenas de Jesus sendo Ungido em Betânia, da Ceia do Senhor, de Jesus predizendo que Pedro o negará, de Jesus no Getsêmani, de Cristo sendo preso, depois dEle diante do Sinédrio e por fim, da traição, feita por Pedro. Leia! Observe os textos paralelos a Marcos 14:66-72, que são Mateus 26:69-75; Lucas 22:54-62 e João 18:15-27, tentando imaginar a cena. Aconteceu na mais gloriosa cidade Judaica: Jerusalém. A capital, cujo nome significa “cidade de paz”. Na casa daquele que ocupava a posição que qualquer um cobiçaria. Muitos sacerdotes pagariam fortunas para comprar, por pelo menos um ano, o título de “sumo”. A polícia romana estava ali, exibindo seus lindos trajes de supostas ordem e decência humanas.

As pessoas estavam descontraídas, aquecendo-se ao fogo. Todos numa boa. Todavia, ensinou Paulo, “aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia (1Coríntios 10:12)!”. Veja! Entenda! Que participações diferentes, em um mesmo fim! Qual é a sua participação? A História apresentará diferentes fins de histórias individuais, por isso, antes que seja o fim, leia Marcos quatorze.