Rede Novo Tempo de Comunicação

Levítico 13

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 26/04/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, tudo bem com você? Você está acompanhando direitinho o projeto Reavivados Por Sua Palavra? É? Tem lido a Bíblia diariamente? Nós estamos lendo o livro de Levítico, né. Ontem a gente leu Levítico 12,  e eu comentei com você aqui sobre a impureza da mulher que deu à luz. 

Agora, o capítulo de hoje, esse capítulo 13 do livro Levítico, ele fala sobre a lepra, sobre a qual a lei é muito detalhada e específica. Na realidade, neste capítulo são dadas instruções para diagnosticar a lepra, e no próximo capítulo nós vamos ver as diretrizes para a limpeza do leproso. Ou seja, o capítulo 13 trata do diagnóstico da lepra e o 14 trata da purificação do leproso. Sabe que, existe diferenças de opinião quanto a natureza da lepra. Nos tempos bíblicos, os leprosos normalmente tinham mobilidade e não eram deformados. Quando não estavam completamente leprosos, muitas vezes eles não eram contagiosos, e, às vezes, eles até mesmo se curavam. 

Em casos de enfermidades, de alguma maneira o sacerdote cumpria também o papel de médico. Por que? Talvez numa sutil lembrança da relação próxima que há entre o espiritual e o físico. O ser humano é composto de três áreas interdependentes, partes indivisíveis, inseparáveis, que são as áreas física, mental e espiritual. Nós sabemos que o que afeta uma parte afeta todo o organismo.  

Os versículos 1- 44 lidam com a lepra no corpo. Aqui ha cerca de há cerca de 6 casos diferentes. Uma erupção cutânea. Sequela de queimadura. Infecção na cabeça ou na barba. Além disso, manchas na pele. E alguma ferida na cabeça careca de um homem.  

Os versículos 45-46 tratam do isolamento do leproso. A pessoa leprosa tinha que ser separada da sociedade. Ela tinha que rasgar suas roupas e descobrir a sua cabeça, porque isto era a demonstração de arrependimento. 

Isolado da comunhão com o seu povo, a pessoa deveria alertar de sua imundícia a todas as pessoas que se aproximassem dela. E assim, ainda viva, a pessoa passava por um tipo de morte social. E não somente socialmente ela estava morta, mas também era considerada portadora do potencial contágio que produziria a mesma morte entre aspas naqueles que ainda eram socialmente vivos. 

Os versículos 47-59 tratam da lepra na roupa. Provavelmente tratava-se de algum fungo que aparecia nas roupas. Essas roupas poderiam ser de linho, de lã, ou de couro. 

Tudo isso nos mostra, meu querido amigo ouvinte, que Deus está preocupado com a nossa saúde e quer cuidar dos detalhes de nossa vida. Por outro lado, nos mostra também que Deus está preocupado com os doentes e quer restaurar a saúde de todas as pessoas, agora ou, definitivamente, na nova Terra. 

Então, meu irmão, o meu apelo é que você, pela graça de Deus, viva hoje, um dia abençoado, entregue seu ser por inteiro ao pai celestial, siga as instruções dEle, e permita que Ele cuide de você. Amém? Beleza então. Não deixe de ler, ainda hoje, Levítico capítulo 13.