Rede Novo Tempo de Comunicação

Levítico 10

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 23/04/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

O livro de Levítico relata apenas duas experiências históricas: uma na primeira metade do livro, e a outra na segunda metade. A primeira trata da tragédia que sobreveio à recém-consagrada família sacerdotal no seu primeiro dia de atividades no ofício sagrado, registrada aí nos onze primeiros versos de Levítico 10, né. Logo nos versos um e dois você pode ler o que foi que Nadabe e Abiú, os filhos mais velhos de Arão, fizeram, e porque foi que isso causou castigo divino repentino e severo.  

Porque, veja bem. Arão, Nadabe e Abiú e seus dois irmãos ocupavam a mais elevada posição espiritual na Nação de Israel. Eles serviam de mediadores entre o santo Deus e Seu povo. Deviam representar para a nação a espécie de pessoas que Deus desejava que todos eles fossem como povo. Mas, assim como Caím, Nadabe e Abiú resolveram agir em desacordo com as ordens de Deus. Os camaradas foram lá e ofereceram incenso sobre brasas de fogo comum, e não do fogo sagrado sobre o atar das ofertas queimadas. (Ver Lev. 16:12.) Talvez também houvessem procurado entrar no Lugar Santíssimo. (Ver Lev.16:1 e 2). 

Bom, mas o fato é que como portavoz de Deus, Moisés deu uma explicação para o castigo divino que incidiu sobre aqueles sacerdotes, que pode ter também uma significação relativa aos que labutam no sagrado ministério hoje também. Por quê: porque os escolhidos de Deus devem estar atentos.. G. J. Wenhan, em seu comentário The Book of Leviticus, propõe que “as palavras de Moisés podem ser parafraseadas da seguinte maneira: `Quanto mais perto um homem estiver de Deus, tanto maior a atenção que deverá dar à santidade e à glória de Deus.’ A inferência ou dedução era que os filhos do sumo sacerdote deviam ter sido mais cautelosos, evitando agir de maneira tão presunçosa .Veja que nem o maior de todos os líderes de lsrael, Moisés, nem ele, pôde realizar a grande ambição de sua vida por ter se desviado levemente das ordens do Senhor. Lembra? Que Deus disse pra ele `Visto que não crestes em Mim, para Me santificardes diante dos filhos de lsrael.’? 

Então. Na página 142 do livro Testemunhos para Ministros, nós temos a instrução sobre as pessoas que trabalham como instrutores dos ensinos de Deus, que elas precisam aprender suas primeiras lições na escola de Cristo. O poder convertedor de Deus deve sobrevir ao coração dos ministros ou estes devem procurar alguma outra vocação. Se os embaixadores de Cristo reconhecerem a solenidade de apresentar a verdade ao povo, serão homens sóbrios e sensatos, colaboradores de Deus. Se tiverem o verdadeiro senso da comissão que Cristo deu a Seus discípulos, com reverência abrirão a Palavra de Deus e atenderão à instrução do Senhor pedindo sabedoria do Céu para que, ao estarem entre os vivos e os mortos, possam reconhecer que devem prestar contas a Deus pelo trabalho que está em suas mãos.” 

Coisa séria, é lidar com as coisas consagradas ao Senhor, meu querido amigo ouvinte. 

Fonte: Licao da Escola Sabatina de Março de 1989 (Adaptado)