Ouça agora:

Consultório de Família
Rádio Rádio
Categoria: Reavivados pela Palavra

Juízes 03


Hoje já é o terceiro dia em que nós estamos lendo o livro dos Juízes, então, obviamente, nós já estamos no capítulo três, né? que representa bem o sobe-e-desce mapeado no livro dos Juízes. Gangorra Parece aqueles gráficos de eletroencefalograma, descrevendo uma série de quedas que o povo do Senhor experimentou, com a idolatria, seguidas por invasões de inimigos, pra dentro da Terra Prometida que teoricamente deveria pertencer ao povo do Senhor.

 

E daí esse povo de Deus que era pra ser abençoado passava a ser escravo dos próprios inimigos deles. E aí no livro Juízes, o centro é a personalidade dos juízes, tipo governadores, que eram levantados pra servir como libertadores do povo de Israel. E enquanto o livro vai fazendo essa narrativa, a gente pode ver nele assim um destaque, pro lado obscuro do que aconteceu lá naquele panorama. Como eu tava dizendo, esse todo do livro pode muito bem ser visto em demonstração no capítulo de hoje, onde nós já temos a história de dois juízes.

 

Que foi o conquistador Otniel, e o um libertador chamado Eúde. Começamos em baixo, vendo os povos pagãos no meio de Israel, subimos, vendo Otniel livrar os israelitas do poder de Cusã-Risataim, descemos para a servidão sob Eglom e terminamos pra cima, com o livramento trazido por Eúde. Eu desejo que a sua vida não vire uma gangorra assim. Que você esteja sempre por cima. Mas se cair, que se levante.

Comente


Fique conectado

Aplicativo

Loja Virtual

Participe