Clique aqui e Saiba mais

Ouça agora:

Conexão NT
Rádio Rádio
Categoria: Tempo de Refletir

Josué


“Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:9).

Uma notável imagem em baixo relevo está no jardim do Parlamento israelense, em Jerusalém. Arão e Hur sustentam os braços de Moisés enquanto Josué conduz os exércitos israelenses para a vitória, nas planícies baixas de Refidim.

O nome Josué quer dizer “Yahweh salva”. Deus lutaria por ele. Josué é um modelo de fiel obediência. Ele foi a única pessoa autorizada a subir o Monte Sinai com Moisés ao ser dada a Lei (Êx. 24:13). Ele foi escolhido por Moisés, de uma tribo de Efraim, para espiar a terra prometida (Nm 13:17). Josué e seu companheiro, Calebe, foram os únicos que conclamaram o povo a confiar que Deus lhes daria Canaã.

Assim como Moisés guiou o povo de Israel através do Mar Vermelho, Josué guiou o povo através do rio Jordão em terra seca. Josué experimentou a mão poderosa de Deus em Jericó quando seus muros ruíram. Josué continuou tomando uma cidade cananéia após a outra. “E, de uma vez, tomou Josué todos estes reis e as suas terras, porquanto o Senhor, Deus de Israel, pelejava por Israel” (Js. 10:42).

Josué foi fiel, e Deus lutou por ele. Quando somos fiéis, e confiamos, e obedecemos e somos dependentes, Deus luta, triunfa, vence e derrota as forças satânicas que pelejam contra nós.

A batalha pertence a Ele, não a nós. Assim como os israelitas travaram ferozes batalhas contra seus inimigos, nós também lutamos diariamente contra as forças do mal. “Nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso” (Ef 6:12). Mas, mediante o Seu poder, a vitória é certa. Como Josué, nós também podemos ser “fortes e corajosos” (Js 10:25), pois o Senhor nosso Deus está conosco.

Comente