Rede Novo Tempo de Comunicação

Josué 07

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 26/07/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido amigo ouvinte, tudo bem? Espero que sim. E eu espero que a derrota não seja uma possibilidade na sua vida, viu. Eu estou falando isso, porque o povo de Israel foi derrotado por causa da transgressão de Acã. A palavra hebraica, usada para “transgressão” (versículo 1) em Israel, significa literalmente “agir sob disfarce”, portanto “dissimuladamente”, “traiçoeiramente” e “secretamente”. Com roubo e engano, Acã cometeu uma transgressão da aliança relacionada às coisas que deveriam ficar separadas ou destruídas. 

Diante disso, Josué manifestou um verdadeiro zelo pela honra de Deus, mas com sentimentos de dúvida que eram indesculpáveis diante de tudo que ele já tinha visto Deus fazer. Mas Deus não o visitou com ira por causa desse erro. Ele graciosamente aceitou a humilhação e as orações de Josué, e ao mesmo tempo gentilmente repreendeu sua incredulidade, e então revelou a ele a causa de sua derrota. 

Não há experiência na vida cristã tão cheia de perigos quanto as ocasiões de vitória, quando começamos a nos orgulhar de nós mesmos e a nos gabar.  

A história de Acã ensina a solene lição de que pelo pecado de um homem o desagrado de Deus pode repousar sobre um povo inteiro até que a transgressão seja investigada e punida. 

Acã sabia que a cobiça é pecado. O último e talvez o mais pessoal de todos os Dez Mandamentos declara: “Não cobiçarás”. Deus sabia que a cobiça nos rouba a vitória, porque, em vez de nos concentrarmos em Cristo, estamos nos concentrando no objeto que cobiçamos. Mas a cobiça é tola. Por que Acã tinha que manter escondidos os itens que ele roubou, ele não podia nem mesmo usá-los? 

Desejar o que outra pessoa tem nos deixa com inveja dessa pessoa, impedindo-nos de amá-la. E em vez de desenvolver caráter cristão através da habitação do Espírito Santo, estamos tentando ser como outro ser humano. É por isso que, geralmente, a cobiça está na raiz dos outros pecados. 

Tem gente que pergunta por que é que Acã foi punido mesmo depois de confessar seu pecado. É claro, Acã confessou o pecado. Mas o registro mostra que ele se arrependeu? Compare isso com a confissão e arrependimento de Davi no Salmo 51. A confissão sem arrependimento (um afastamento do pecado) não alcança o perdão. 

E os familiares de Acã nem confessaram os pecados deles. Porque como sabemos que perante Deus cada um responde apenas por seus atos, então nessa história aqui o óbvio é que a família de Acã era, no mínimo, cúmplice do crime, se é que eles não ajudaram a furtar as mercadorias e escondê-las.  

A punição de Acã pode parecer cruel. Mas não teria sido muito pior permitir que o câncer da cobiça invadisse toda a nação? O pecado é uma doença que, se não for controlada, pode correr descontroladamente pelo corpo dos crentes. Quão rápido o pecado de Acã infectaria a nova nação de Deus, só Ele poderia dizer. 

Bom. A utilidade de Josué 7 é mostrar pra gente quão grave é o pecado. Certo? 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 2º Trimestre de 1995.