Rede Novo Tempo de Comunicação

Josué 06

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 25/07/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido irmão em Cristo, meu querido amigo ouvinte, tudo bem com você? Você tá preparado pra dar o grito da vitória? Este é um ano no qual muitos brasileiros querem dar alguns gritos de vitória, né? Vitória no futebol, vitória nas eleições, vitória sobre a pandemia, né? E “o grito da vitória” é também um título que nós poderíamos atribuir ao texto bíblico de hoje, que é Josué 6. 

Só que tem uma coisa, amigo ouvinte. É impossível entender a principal lição que esse capítulo tem a nos ensinar, sem olhar para o final do capítulo anterior (Josué 5:13-15). Porque nós precisamos prestar atenção aí no fato de que, primeiro, Jesus se apresentou a Josué como o comandante maior, que estaria à frente daquela batalha, e que Josué aceitou aquela proposta de liderança de Jesus. 

Então, é depois que levamos isso em consideração, é que nós podemos refletir no pensamento-chave o que podemos aprender de Josué 6. Entendeu? Então, entenda também que o relato do plano de batalha de Deus para a conquista de Jericó, executado com implícita obediência e sucesso pelo fiel Israel, está repleto de lições para nós como Israel espiritual. 

Nós sabemos que Josué lutou a batalha. Esse relato da queda de Jericó é uma história repleta de ação, que continua a encantar jovens e idosos. Além disso, arqueólogos fascinados corroboraram a precisão do relato em vários pontos. 

Mas o coração da história não é realmente a “batalha de Jericó”. Como eu estava dizendo, as Escrituras relatam a história de uma perspectiva espiritual, começando com o encontro de Josué com Seu divino Comandante. Os principais elementos da história não são armamento físico ou implementos de guerra, mas a preocupação de Deus pela salvação da humanidade e pelos símbolos espirituais relacionados ao culto de Israel: a arca, os sacerdotes, as trombetas do santuário, a consagração total, e a salvação de Raabe. 

Portanto, meu querido, a história da batalha de Jericó é, principalmente, um evento espiritual. E isso tem muito a nos ensinar, porque, em nossos encontros com o pecado, nós podemos, em princípio, repetir as dimensões espirituais da batalha liderados pelo mesmo Comandante que liderou os israelitas – o Capitão do exército do Senhor – Jesus! 

Tá certo? Então, resumindo, a batalha de Jericó nos ensina pelo menos cinco lições importantes sobre as nossas batalhas espirituais: (1) Não há obstáculos difíceis demais para Deus superar. (2) A preparação começa de joelhos, a sós com o nosso Capitão. (3) Deus muitas vezes usa os meios mais simples e improváveis para trazer vitória sobre o pecado, para que nossa fé descanse totalmente nEle e não em nossa própria sabedoria. (4) Devemos cooperar com Deus obedecendo a cada detalhe de Seus mandamentos, mesmo que não compreendamos todas as razões. (5) A batalha é do Senhor. Se as condições forem cumpridas, Ele nos garante a vitória! 

E não é maravilhoso saber disso? Hoje é segunda-feira. Estamos começando mais uma semana de trabalho, que talvez lhe trará muitas lutas a serem travadas. Seja fiel ao Senhor, e Ele estará contigo!  Fonte: Lição da Escola Sabatina 2º Trimestre de 1995.