Rede Novo Tempo de Comunicação

Josué 05

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 24/07/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

A primeira parte de Josué 5 relata que o povo de Israel retomou a prática da circuncisão, porque a suspensão do rito da circuncisão desde a rebelião em Cades tinha sido um testemunho constante a Israel de que sua aliança com Deus, da qual era o símbolo designado, havia sido quebrada. Mas aqui, mais uma vez Deus reconheceu Israel como Seu povo, e o sinal da aliança foi restabelecido.  

É interessante como as instruções de Deus desafiam o bom senso, né? O planejamento humano sugeriria um ataque imediato antes que os cananeus pudessem se recuperar de seu choque e desmoralização na travessia milagrosa. Mas não! Em vez disso, Deus ordenou um atraso de três dias! Para piorar as coisas, Deus pediu que os homens israelitas fossem circuncidados, o que praticamente inutilizou todo o exército, deixando-o vulnerável a um ataque do inimigo. Isso tudo seria tolice total do ponto de vista humano. Mas Deus sabia que a preparação espiritual de Israel era muito mais vital do que qualquer vantagem militar imediata. Ele também sabia que poderia fornecer um escudo de segurança para Seu povo. Ele não tinha acabado de guiá-los através do Jordão impetuoso? 

E ali também, em Gilgal, Deus ordenou a Seus filhos que restabelecessem a Páscoa, que os israelitas não celebravam, também, desde a rebelião em Cades. Isso os ligaria uns aos outros como nação e os ligaria não apenas ao seu passado, mas também ao seu futuro. Os regulamentos da Páscoa exigiam que o cordeiro sacrificial fosse escolhido no décimo dia do primeiro mês. Os israelitas comeriam a ceia da Páscoa na noite do décimo quarto dia. E olha que interessante: Os israelitas cruzaram o Jordão no décimo dia do mês! 

Era Deus quem estava no comando, meu querido. E aqui no final do capítulo, foi Cristo, o Exaltado, que se apresentou diante do líder de Israel.  

SDA Bible Commentary, vol. 2, pág. 994: “Se os olhos de Josué tivessem sido abertos como os olhos do servo de Eliseu em Dotã, e ele pudesse suportar a visão, teria visto os anjos do Senhor acampados ao redor dos filhos de Israel; porque o exército treinado do céu viera para lutar pelo povo de Deus, e o capitão do exército do Senhor estava lá para comandar. Quando Jericó caiu, nenhuma mão humana tocou os muros da cidade, porque os anjos do Senhor derrubaram as fortificações e entraram no fortaleza do inimigo.” 

Quando Josué foi colocado na mais alta posição de honra, como comandante de Israel, ele desafiou todos os inimigos de Deus. Seu coração estava cheio de nobres pensamentos sobre sua grande missão. E a preparação de Josué para a batalha de Jericó é uma excelente ilustração da verdade de que mesmo os grandes líderes da causa de Deus são também, eles próprios, liderados. E a pergunta de Josué: “O que meu Senhor diz ao Seu servo?” contém o segredo do sucesso para todos os filhos de Deus. 

Faça sua leitura bíblica hoje em Josué 5, e permita que Deus seja o comandante da sua vida! 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 2º Trimestre de 1995.