Rede Novo Tempo de Comunicação

Josué 03

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 22/07/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Olá meu querido amigo ouvinte dessa rádio maravilhosa que toca a voz da esperança, que é a Rádio Novo Tempo, tudo bem com você? Eu espero que sim. E eu espero também que você esteja acompanhando direitinho o projeto Reavivados Por Sua Palavra, viu. Que é o plano que nos orienta à leitura da Bíblia juntos a cada dia no mesmo capítulo, até lermos a Bíblia inteirinha, né. Hoje, por exemplo, estamos em Josué 3, e aqui nos seis primeiros versos, nós vemos que, antes de tentar uma travessia tão perigosa, Josué instruiu o povo a se santificar porque o Senhor faria grandes coisas por eles. Embora a passagem não diga explicitamente o que esses preparativos implicavam, o trabalho de “santificar-se” provavelmente foi semelhante aos preparativos do povo no Monte Sinai, quando Deus deu a mesma ordem. 

E os atos externos foram, sem dúvida, acompanhados e inspirados por um trabalho interno de consagração do coração. Que é o que deve acontecer com a gente também, né. Se esperamos a bênção e a liderança de Deus em nossos preparativos para entrar na Canaã celestial, é essencial que nos ‘santifiquemos’ consagrando nossas vidas a Deus para que Ele possa nos purificar e nos santificar. 

Agora, aqui no segundo parágrafo de Josué 3, nós podemos refletir sobre a arca da aliança, porque ela tem uma centralidade em toda a história da travessia do Jordão, destacada pela grande distância que os israelitas deveriam manter da mesma, enquanto marchavam para Canaã. Ela representava a presença de Deus, e ia bem à frente do povo para que eles soubessem que Deus os estava guiando.  

A abertura das águas do Jordão seria mais um sinal de confirmação da liderança de Josué sobre aquela nova geração, porque, com exceção de Josué e Calebe, todos aqueles que atravessaram o Mar Vermelho em terra seca sob a liderança de Moisés tinham no deserto. 

E acima disso, aqui nos versos 10e13, o termo usado para o Senhor enfatiza Sua soberania universal, em contraste com as divindades locais de Canaã. Bem como, o termo Deus vivo contrasta com os deuses sem vida de madeira e pedra entre os habitantes de Canaã. 

E aqui na terceira parte de Josué três nós temos o início da travessia propriamente dita, com a divisão das águas do Jordão. Um verdadeiro milagre, de fazer um rio cheio parar de correr e ficar com o leito seco para a travessia. Mas sem esse milagre, não poderiam avançar.  

Todos nós, uma vez ou outra, já estivemos diante de uma torrente furiosa que nos impediu de avançar — as grandes perdas da vida, com os sofrimentos enfrentados. Mas o Jordão literal de Israel nos ensina que Deus nos livra de nossos dilemas. 

Deus sempre chama Seu povo não apenas para enfrentar dificuldades, mas para marchar corajosamente em fé, ao Seu comando, confiante de que Ele abrirá um caminho. É como em Isaías 43: 2, que Ele prometeu desviar as águas e superar todos os obstáculos. 

Tenha fé, leia Josué 3, e que Deus lhe abençoe!