Rede Novo Tempo de Comunicação

Josué 02

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 21/07/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Muito bem, meu querido irmão, estamos aqui mais uma vez para juntos meditarmos na palavra de Deus, mais especificamente hoje no capítulo 2 do livro de Josué, que é o texto bíblico escolhido pelo projeto Reavivados Por Sua Palavra para este dia, 21 de julho de 2022, e pra mim é um prazer muito grande poder compartilhar aqui com você algumas coisas que eu aprendi desse trecho sagrado, viu. 

Nossa leitura precisa ser estratégica, meu querido amigo ouvinte, que nem estratégia de batalha. E no final do meu comentário aqui, eu vou dizer pra você o porquê. Dizem, que as melhores estratégias de guerra da história são o movimento de pinça, a manobra para o ponto de estrangulamento, o uso a simulação, a utilização da inteligência e da informação, a ação de choque, o ataque surpresa, e o estabelecimento do pavor. 

Algumas dessas estratégias de batalhas são bem primitivas, e outras são muito adequadas ao mundo moderno do século XXI, como por exemplo a utilização da inteligência e da informação. E você sabia que foi exatamente essa a estratégia que Josué usou na conquista de Canaã? Sim, ele fizeram a tarefa básica do reconhecimento estratégico! O pensamento chave de Josué 2, é que, antes de embarcar na conquista de Canaã, Josué lança sabiamente uma missão militar de investigação. Sim! Como ele tinha sido um dos dois espiões fiéis  lá de Números 13, agora ele envia dois espiões fiéis em outra missão de reconhecimento. 

E de lá pra cá, da fortaleza inimiga de Jericó, a ajuda chega aos batedores de uma fonte inesperada, por ser uma pessoa que tinha quatro características que a desqualificavam: 1)Era uma mulher; 2)Era uma cananéia; 3)Ganhava a vida como prostituta; e 4)Não hesitava em mentir. Essa pessoa era Raabe. E ela tornou-se um dos exemplos mais singulares de fé viva e ativa em toda a Escritura. A salvação chega à sua casa, e através dela vem o Messias! Que evidência notável esta história fornece da disposição de Deus de trabalhar através de pessoas comuns e até mesmo improváveis! É como Jesus disse em Mateus 21:31: “Os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus”.  

Pois é, meu amigo, a missão de reconhecimento dos dois espiões garantiu não apenas a informação necessária, mas também o “fruto” da terra na pessoa de Raabe, uma prostituta, mas uma mulher de fé, salva pela graça divina. E sabe o que aprendemos com isso? É que, por essa mesma graça, podemos em nossas próprias vidas buscar salvar aqueles que parecem candidatos improváveis para o reino de Deus. 

Você entende porque a nossa leitura precisa ser estratégica, que nem estratégia de batalha, , meu querido amigo ouvinte? Josué juntou sua vida de comunhão com Deus com os preparativos de um sábio general. Nós estamos vivendo numa guerra, de um grande conflito cósmico entre o bem e o mal. E da estratégia de Josué, podemos aprender lições de reconhecimento espiritual em nossa guerra cristã contra nosso inimigo, Satanás. Porque fé e ação sempre andam juntas na vida cristã. 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 2º Trimestre de 1995.