Rede Novo Tempo de Comunicação

Jó 32

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 26/04/2020 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Uma vez eu fui convocado pra uma reunião bem polêmica. Nós éramos um cinquenta lá naquela reunião, que eu acho que era desnecessária, mas na qual eu era obrigado a estar ali. Durou a manhã quase inteira, e o clima era tenso.

Na reunião, nós estávamos a contemplar o sofrimento de um homem, que, como Jó, sofria e se defendia. E eu fiquei observando, que, salvo exceções, quanto mais novos eram os congregados ali, mais “tinham” o que falar. Os mais velhos falavam menos.

E aqueles que teriam plausibilidade de falar mesmo, dada sua larga experiência ou seu rico currículo, entraram mudos naquela sala e saíram calados da reunião. Isso é o desafio pra mim. Eu gosto de falar. Mas, à medida que os anos se passam, quanto mais conteúdo eu tenho, menos eu falo.

Tenho observado isso nas pessoas que me rodeiam: quanto mais novo, mais tem boca no cotovelo; quanto mais experiente, mais tem o bico calado. Salomão teorizou isso como Sabedoria. Sabedoria essa que um dia eu quero chegar a tê-la.

E em Jó 32, nós vemos isso na prática, quando Jó, após se defender em seu sofrimento, olha para seus quatro amigos e os três mais velhos ficam calados, enquanto que o mais novo se mostra intemperante e sai falando mais do que a boca. Mas ele pelo menos tinha respeito pelos mais velhos, dá pra ver também no capítulo aqui. Prefira ler, amigo, com sabedoria!