Rede Novo Tempo de Comunicação

Jeremias 49

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 15/03/2024 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

O Reavivados Por Sua Palavra é um projeto através do qual cada um de nós é incentivado a ler a Bíblia inteira, individualmente, um capítulo a cada dia, juntos em cada data, e tendo a oportunidade de interagirmos com as diferentes reflexões, meditações e considerações que podemos fazer da leitura do dia, num aprendizado uns com os outros e num crescente crescimento espiritual. Digite “Reavivados Por Sua Palavra” em qualquer buscador da internet e você vai ver que riqueza de informações você vai encontrar.

Então, entendendo que você já fez, ou ainda vai fazer, a sua leitura individual do capítulo de hoje, eu vou apenas contextualizá-lo aqui, ok? Veja bem. Quando os Amonitas, descendentes de Ló, aumentaram em tamanho populacional, se apossaram das proximidades das nascentes do rio Jaboque. A capital deles era Rabá. Eles começaram a ser hostis pra com os israelitas, no tempo dos juízes. E as relações entre os amonitas e o povo de Deus nunca foram 100% pacíficas. E na época de Jeremias, os amonitas eram vassalos do rei da Babilônia, mas continuavam inimigos muito hostis ao povo de Israel. Os Edomintas descendiam de Esaú, inimigo de Israel. Como Esaú e Jacó tinha sido irmãos, edomitas e israelitas se consideravam nações irmãs.

Mas mesmo assim, Judá e Edom sempre viviam pelejando. Daí, quando Judá é conquistada por Babilônia e a nacaozinha dos edomitas comemora tal aparente desgraça, entra o contexto da leitura de hoje. Damasco era a capital dos Arameus, ou melhor, a cidade-estado mais forte dos arameus, que eram os sírios. Eles eram semitas também, mas, também haviam abandonado a Deus. Hazor era a maior cidade ao norte. E teve uma época, que teve um rei, que de lá subjugou e oprimiu as doze tribos israelitas por 20 anos.

Fazia tempo, mas as conseqüências tinham ficado. Os Elamitas descendiam de Sem mas já estavam muuuito distantes do povo de Deus. Eram poderosos e se aproveitavam demais disso, passando dos limites. Na época aí de Jeremias eles não eram mais tão poderosos, e já faziam parte do império Babilônico. Entenda isso, ao ler hoje Jeremias 49.