Rede Novo Tempo de Comunicação

Jeremias 20

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 15/11/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Meu irmão, você conhece o Pasur? Ou pelo menos já ouviu falar desse camarada, o Pasur? Não? Não conhece ninguém com esse nome? Também, né. O exemplo deixado por esse personagem bíblico não inspira nenhuma mãe a repetir o nome dele em seu próprio bebezinho, né. Pasur, meu querido amigo ouvinte, siginfica “soltar”. Mas Pasur prendeu, o profeta Jeremias, e depois ele mesmo foi preso. Pasur, era filho de Imer, que provavelmente era o mesmo Amarias, citado no livro de Neemias. E esse filho de Imer, o Pasur, ele chefe de uma das turmas sacerdotais. Ele foi também, “o presidente  do templo”.

Porque, no hebraico, o termo que aparece aí no começo de Jeremias vinte, paqid-nagid, significa, literalmente, “governador substituto”. O que aconteceu foi que, teve um período de tempo que o najid, isso é, traduzindo pro nosso português, o “governador”, do templo era o sumo sacerdote Seraías, o sumo sacerdote e o paqid de Seraías, ou seja, o delegado, era esse camarada que nós estamos falando dele hoje, o Pasur, que, furioso com a clareza com que Jeremias proferiu os avisos solenes dele, sobre os julgamentos que estavam para vir, por causa da muita iniquidade daqueles tempos, ordenou que a polícia do templo prendesse o profeta Jeremias. E Depois que eles deram trinta e nove chitocatas nele, eles colocaram Jeremias num cepo, num pedaço de madeira, e deixaram ele ali no tronco a noite inteira. Daí, no outro dia cedo, Quando foram lá e libertaram o Jeremias, ele, Jeremias, foi direto até onde estava o Pasur.

Ele foi ter com Pasur e disse assim pro Pasur que Deus tinha mudado o nome de Pasur para Magor-Missabibe, que significa, literalmente,  “terror pra todo lado”. E, realmente,  o final da história de Pasur, agora Magor-Missabibe, foi um final muito trágico viu? No capítulo de hoje, meu amigo, você vai contemplar também o sofrimento de Jeremias através de uma oração poema que ele escreveu. E o mais inspirador, é que, mesmo em meio a tanto sofrimento, ele ainda afirma que o Senhor está com ele.