Rede Novo Tempo de Comunicação

Isaías 60

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 20/10/2020 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Aqui no Reavivados Por Sua Palavra, o objetivo é claro: termos um comentário bíblico sobre o capítulo bíblico proposto pra ser a leitura bíblica do dia, por esse projeto. E muitas vezes, muitos me perguntam de onde é que eu tiro tanta coisa pra falar. Na realidade não é tanta coisa, porque são menos de três minutos de áudio, né. Mas o fato, meu querido irmão, é que eu estudo. Coisa que está ao seu alcance também.

Por exemplo, nós podemos refletir no capítulo de hoje, baseados no Lições da Bíblia de 15/06/2004, que ainda está disponível até hoje, onde nós aprendemos que nos dois primeiros versos de Isaías 60 nos é oferecido um quadro da libertação do povo de Deus, depois do exílio, expressado com as imagens de Deus criando a luz a partir da escuridão, e que assinala o futuro, ao cumprimento definitivo do plano da salvação, por meio de Cristo. Agora, no verso três, aparece aí uma figura feminina, que deve ser Sião, de forma figurada, né, que é mencionada depois lá no verso vinte.

O povo da terra, que estava coberto de escuridão, viria a Sião. Seriam atraídos pela luz da glória de Deus, que havia se levantado sobre ela ali no verso dois. E no resto do capítulo, Isaías desenvolve esse tema já introduzido, que todos os povos do mundo sejam convidados a serem atraídos a Sião, ou melhor, a Jerusalém, que é abençoada por causa da gloriosa presença de Deus ali, né. E isso aqui, amigo ouvinte, é uma tentativa do profeta, de conduzir o povo de volta ao propósito original e universal, que é: como representantes do Deus verdadeiro, somos responsáveis não somente por nós mesmos, mas também pelo mundo.

Nós devemos dar as boas vindas aos de fora que buscarem a Deus, porque, o templo, o lugar de Deus, é casa de oração e acolhimento para todos os povos. Ou seja, Lembre-se: Isaías 60 tem que ver com uma expectativa que Deus tem sobre você, Beleza? Então, por favor, não frustre essa expectativa dEle, ok? Muito obrigado.