Ouça agora:

A Voz da Profecia
Rádio Rádio
Categoria: Reavivados pela Palavra

II Crônicas 18


Esta é uma das histórias mais estranhas do Antigo Testamento. Primeiro, Josafá, que buscou ao Deus de seu pai, casa seu filho Jeorão com Atalia, filha de Acabe (marido de Jezabel) a fim de ajudar a reforçar uma aliança política, que não fora ordenada por Deus. Em seguida, concorda em fazer aliança militar com a Acabe contra Ramote-Gileade, outra coisa que Deus não aprovava. Mas, talvez sentindo-se desconfortável, Josafá, antes de ir guerrear, quis saber se o Senhor estaria com eles.

Quatrocentos profetas do Norte disseram que poderiam ir. Mas, não convencido pelo coro de oráculos pagãos, Josafá pergunta: Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar? Micaías, um profata do Senhor, é trazido diante deles. Primeiro ele diz a Acabe o que acha que Acabe quer ouvir. Acabe, provavelmente percebendo o sarcasmo, exige que lhe diga a verdade. Micaías atende e diz espeficicamente que não devem lutar.

 

Acabe, zangado, manda que Micaías seja lançado na prisão. Enquanto isso, Josafá, apesar de ter ouvido a advertência do Senhor, vai à guerra. Antes de lutarem, Acabe de disfarça, mas diz que Josafá lute com suas vestes reais. Josafá concorda, e na batalha é cercado pelo inimigo, que está prestes a mata-lo quando ele clama por libertação, e o Senhor o ajudou. Moral da história: até onde é possível, Deus estende Sua misericórdia. Mas tem um limite: Acabe morreu. Aproveite a misericórdia de Deus, mas não brinque com ela.

Comente