Ouça agora:

Pediu Tocou
Rádio Rádio
Categoria: Reavivados pela Palavra

II Crônicas 03


Salomão manda fazer dois querubins esculpidos em ouro, pra colocar dentro do templo. Seria uma desobediência a Deus? Em  Êxodo 27, você tem os querubins esculpidos, por ordem de Deus, pra serem colocados dentro do santuário. Mas como Deus manda esculpir esses dois anjos, se nos dez mandamentos, Ele já tinha falado pra não fazer imagem de escultura, né?

 

Se você observar bem os quatro primeiro mandamentos, eles têm que ver com a adoração, o culto que o ser humano presta. Todo ser humano adora alguma coisa. E aí é que está o perigo. O único motivo de adoração correto é Deus. E é pra isso que ele chama a atenção no segundo mandamento, também. Quando diz pra não fazer as imagens de escultura, você precisa entender o porque, do pedido. E o porque vem logo após o pedido, quando Deus diz assim, pra que, diante das imagens, não nos curvemos, pra que você não adore uma escultura, ou qualquer coisa que não seja o Senhor Deus.

 

Esse é o ponto: adoração. E se você observar bem, vai notar que no santuário e no templo, ninguém se ajoelhava diante de um querubim esculpido, para beijar, orar ou implorar alguma coisa. No santuário e no templo, ninguém usava alguma escultura para adorar, ou fazer petições a ela e não a Deus. Esses querubins esculpidos eram apenas ilustrações, e obras de arte, e não objetos pra serem adorados, como o mandamento condenaria.

Comente