Rede Novo Tempo de Comunicação

Hebreus 10

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 28/11/2021 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

As imposições de lockdown e de distanciamento social que aconteceram na dita pandemia do covid-19 fecharam as igrejas, restringiram os funcionamentos dos templos e empurrou os fiéis a deixarem de adorar, a cultuar em casa ou a comungar de forma online. E como as restrições se estenderam por longos períodos de tempo, levaram muitos adoradores a, perdendo o hábito de congregar, conviverem com a seguinte pergunta:  Será que eu realmente preciso ir a uma igreja? Muito tempo antes de passarmos por essa crise do século 21, o pastor Paulo, de Tarso, já tinha se preocupado em responder a esta pergunta, ao longo dos seus escritos, e, principalmente, na leitura bíblica de hoje.

Veja que, naquela época, já existiam cristãos que achavam que nem eles precisavam da igreja e nem a igreja precisava deles. E isso ainda acontece, até hoje. Preciso de uma igreja? Muitas pessoas questionam se nós realmente precisamos nos reunirmos em congregação, ou não: -“Afinal, se Deus está em todos os lugares, por que tenho que ficar aturando gente que nem conheço, como se fossemos irmãos”? Mahatma Gandhi disse que não era cristão, por causa dos cristãos. É claro, que não podemos ignorar que a igreja tem problemas (Mateus 13:25-38), pois ela é composta de pessoas. Somos humanos. Mas, apesar disso, precisamos da igreja. “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia (Hebreus 10:25)”.

Ao mesmo tempo em que assumimos que os membros da igreja têm problemas, o evangelho afirma que se alguém está em Cristo é nova criatura (2Coríntios 5:17). Como podemos pregar que Cristo nos faz novas criaturas, se continuarmos pecadores? Paulo sabia que os membros da igreja teriam defeitos. Por isso, escreveu que a cabeça da igreja é Cristo (Efésios 5:23). Cristo não tinha vergonha nenhuma de misturar-se com Sua igreja defeituosa (Mateus 9:10-12). A ordem para não deixar de congregar está num imperativo incondicional do texto sagrado. A negligência de ir à igreja é pecado.