Rede Novo Tempo de Comunicação

Ezequiel 40

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 31/01/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido ouvinte, tudo bem com você? Eu espero que sim. E fica melhor ainda quando a gente aprende ainda mais sobre a palavra de Deus, num é mesmo? A gente fica reavivado, né? Pois é. Pois então, esse reavivamento de hoje, ele deve vir aí de Ezequiel capítulo quarenta, que é o capítulo proposto pra nossa leitura de hoje, tá certo? Você já leu Ezequiel capítulo quarenta hoje? Ainda não? Mas você vai ler né? Porque, se você meditar nesse texto, isso vai ser muito bom pra você. Hoje, nós entramos numa última grande seção do livro de Ezequiel, a qual se reporta assim a um determinado “Templo”.

O capítulo 40 começa a descrever sobre o Novo Tempo. E a pergunta que sempre surge na mente do leitor bíblico é: “A que templo a visão do fim do livro de Ezequiel se refere?” É assim. Esta longa visão, que conclui o livro, é datada do 25º ano do exílio de Ezequiel, que foi o ano 572a.C. Nela, o profeta é transportando à terra de Israel e posto sobre um alto monte, de onde pode contemplar o novo Templo. Um anjo lhe aparece para lhe descrever as várias partes do edifício, seu mobiliário, seus serviços e os ministrantes.

A visão encerra com a divisão da terra entre as doze tribos. A visão do Templo apresenta duas dificuldades: a) O templo nela descrito não corresponde aos dados que se encontram no Pentateuco para o antigo santuário; b) O templo que, em data posterior a esta visão, foi reconstruído em Jerusalém, tampouco correspondeu ao descrito na visão. Em vista disto, pergunta-se: “qual seria o propósito da visão?”.

Uma possível explicação é que uma nação vivendo de acordo com a vontade de Deus, na terra prometida, depois do exílio, teria construído este templo ideal e organizado-se segundo este ideal das tribos. Mas como o povo judeu não viveu à altura do ideal que Deus lhes propunha, um templo que obedecesse às estipulações descritas na visão nunca foi construído. Triste né? Leia Ezequiel 40.