Rede Novo Tempo de Comunicação

Ezequiel 23

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 14/01/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido, tudo bem com você? É? Você tem lido a sua Bíblia diariamente? Porque se você estiver ouvindo esse programa, esse áudio, aqui do Reavivados todos os dias, eu posso até ficar agradecido a você, mas se for só isso que você estiver fazendo, ou seja, se você não estiver fazendo o que esse projeto pede, então não teremos alcançado nosso objetivo, e a minha frustração, nesse caso, é grande. Porque o objetivo do Reavivados Por Sua Palavra, é que você faça a sua leitura bíblica diária, tá certo? Como no caso de hoje, em Ezequiel 23.

Ezequiel 23: táí um capítulo bíblico do qual não daria pra fazer um desenho animado, uma animação em 3D, e muito menos um filme. Existe muita produção cinematográfica de vários conteúdos bíblicos, pra ajudar a explicitar as mensagens bíblicas. E de muitas partes da Bíblia dá bem pra fazer isso. Mas de Ezequiel 23 não tem jeito não. Você vai entender bem isso quando você ler. Principalmente se você ler numa versão mais moderna, tipo NTLH ou NVI.

Mas resumindo pra ti, essa alegoria, das duas moças aí, ela revela que a paixão de Israel pela idolatria e pelos costumes do mundo já tinha começado lá no Egito, no tempo da escravidão, muito antes do Êxodo, e tinha acabado causando a ruína de ambas as duas partes do povo escolhido. O povo de Deus ficava de conversinhas com povos corrompidos, e terminavam querendo imitar os pagãos. Uma das primeiras alianças com a Assíria tinha sido feita por Jeú.

No obelisco negro, de Salmanasar III, tem o rei israelita se prostrando diante do monarca assírio em 840 a. C. Em 722, Samaria foi dominada pelos assírios. Então, assim como o casamento é uma relação muito intima e exclusiva, o relacionamento de Deus com os filhos dEle, pra ser bom, precisa ser do mesmo jeito. Intimo e exclusivo. E por quê que Deus é cioso assim, das nossas afeiçoes? Porque Ele é um Deus pessoal, e porque o amor dEle é exclusivo.