Rede Novo Tempo de Comunicação

Ezequiel 21

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 12/01/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, você está aqui porque quer entender melhor a Bíblia? Então você está no lugar certo, porque esse é um dos objetivos tanto da Rádio Novo Tempo quando do programa Reavivados Pela Palavra, que é, juntos, embarcarmos numa busca por maior entendimento das Escrituras Sagradas, hoje, por exemplo, com Ezequiel capítulo 21. E olha só. O ponto para entender Ezequiel 21, amigo ouvinte, é desvendar o segredo da frase final do v.10, que, a princípio, oferece umas certas dificuldades pra ser entendida. Nós poderíamos traduzi-la assim: “O cetro (na NVI, vareta) de meu filho despreza qualquer (outro) pau”.

Cetro aqui pode ser  “tribo” também. Nas bênçãos que Jacó proferiu em seu leito de morte, é somente a respeito de Judá que Ele, Jacó, diz Beni, que quer dizer, “filho meu” (Gênesis 49:9). Levando isso em consideração temos uma referência à tribo de Judá, no sentido de que Judá despreza qualquer castigo.  Mesmo o de NABUCODONOSOR, ou melhor, do exército que ele comandava, e da guerra contra todo o povo de Judá, e dos príncipes que não escapariam (v.12).

O castigo seria feio mesmo. No verso treze aí, juntando com o verso dez, você vê que Judá, que tinha desprezado os castigos anteriores desprezados pela vara, não sobreviveria ao castigo da espada. A carnificina que ocorreria por ocasião do sítio e da conquista de Jerusalém é descrita em termos horripilantes nos v.14-17. E isso tudo aconteceu. Infelizmente. E a lição que fica pra gente é a de que, quando Deus nos permitir uma conseqüência ruim leve, na vida da gente, meu amigo, em vez de você desprezar a repreensão, ou até de reclamar com Deus, o melhor é você procurar aprender a lição enquanto a disciplina é leve, porque senão, a repreensão posterior pode ser insuportável.

Compreende? Então, trocando em miúdos nosso entendimento aqui sobre o capítulo bíblico de hoje, o que eu posso lhe dizer é o seguinte:  Aproveite a disciplina, por amor. E também, por amor a Jesus, Leia Ezequiel 21, ok? Muito obrigado, e até amanhã, se Deus quiser.