Rede Novo Tempo de Comunicação

Ezequiel 19

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 10/01/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, meu querido amigo ouvinte, tudo bem com você? Eu espero que sim. E fica melhor ainda quando a gente aprende ainda mais sobre a palavra de Deus, num é mesmo? A gente fica reavivado, né? Pois é. Pois então, esse reavivamento de hoje, ele deve vir aí de Ezequiel capítulo dezenove, que é o capítulo proposto pra nossa leitura de hoje, tá certo? Você já ouviu falar da parábola do Leão enjaulado? Não? E da parábola da videira arruinada, você já ouviu falar? Também não? Então. Tá tudo Em Ezequiel dezenove, que é o capítulo proposto para hoje, dividido assim em duas partes, né.

Que primeiro vai do verso um ao verso nove, aí com uma lamentação pelos príncipes de Israel, através da parábola dos filhotes de leão apanhados numa cova; e na segunda parte vai do verso dez ao verso catorze, aí com uma lamentação por Jerusalém, através da parábola de uma vinha devastada. Essa lamentação, amigo ouvinte, ela se refere a dois reis de Judá, que eram Jeoacaz e Joaquim, que tinha sido feitos prisioneiros e levados para o exílio pelos egípcios referenciados no verso quatro e pelos babilônios, também referenciados neste mesmo capítulo, mas agora no verso nove.

A figura da mãe que tem aí nos versos dois e dez é que é a personificação de todo o reino de Judá e provavelmente também de Jerusalém. São amostras dos estragos que o pecado faz, pra que nós evitemos isso. Ontem nós aprendemos aqui que a alma, a vida, a pessoa, que abraça o pecado, termina sendo destruída. Porque o pecado, meu querido irmão, pra gente usar uma metáfora mais atual, a gente pode imaginar o pecado como uma bomba.

A qualquer momento, a bomba pode explodir. Antes de explodir, a bomba vai existindo. Mas a última coisa da bomba é a explosão. O fim da bomba é a explosão. E tudo que estiver junto com a bomba, explodirá junto. Entendeu o pecado? O ser humano que não quiser largar o pecado, vai terminar explodindo junto.