Rede Novo Tempo de Comunicação

Ezequiel 18

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 09/01/2021 - 02h30
00:00
00:00
Volume
Velocidade

E aí, tudo bem com você? Como é que está a sua saúde? E com a sua família, tudo bem? No assunto dos relacionamentos, tudo certo? E as finanças, estão sob controle? São tantas as áreas da vida, num é mesmo? Eu posso orar por você, com relação a cada uma dessas áreas. Agora, a contribuição que é possível pra mim aqui passar pra você de forma mais efetiva é a do ensino bíblico. E um dos aspectos do ensino bíblico é o aspecto doutrinário. Como é que anda o seu crescimento no conhecimento doutrinário? Preste bem atenção. 

No capítulo bíblico proposto pra gente ler hoje, nós temos ensinamentos que podem envolver várias doutrinas bíblicas. Então, eu vou destacar o que tem aqui em Ezequiel dezoito sobre duas doutrinas. Primeiro, sobre a doutrina do homem, a doutrina da natureza humana. Em Ezequiel 18:4 diz assim, ó: “A alma que pecar, essa morrerá”. Tem muita gente por aí que pensa que alma não morre, né? Claro que morre. Ta aqui na Bíblia, ó: que a alma que peca morre. Dai você pergunta, mas como assim, né? A Bíblia NTLH: “A pessoa que pecar é que morrerá”.

Entendeu, aí, o primeiro grande ensinamento bíblico que a gente destaca aqui da leitura de hoje? É a noção bíblica do significado da palavra alma. Alma, na Bíblia, é pessoa, ou, vida. Só isso, nada mais. Então, porque todo ser humano peca, todo ser humano morre. E em segundo lugar, temos aqui um pouco da doutrina da Salvação, quando o profeta, saindo em defesa da justiça de Deus, desenvolve o tema da retribuição individual, e não coletiva ou hereditária.

Ou seja, cada pessoa é responsável, por sua própria conduta, pelo julgamento que receberá, baseado em suas ações. Se foram ações justas, a pessoa viverá. Se foram ações más, a pessoa pagará. Então, como a responsabilidade é pessoal, nada mais oportuno  do que atender ao chamado do profeta que você vai ler hoje no final de Ezequiel capítulo dezoito, que é um chamado para a conversão.