Ouça agora:

Palavra Viva
Rádio Rádio
Categoria: Reavivados pela Palavra

Êxodo 05


Chegamos a Êxodo capítulo 05, meu querido amigo, que gosta de dar ouvido ao que a Palavra de Deus quer ensinar. Parabéns a você, por ser assim, viu? Porque na nossa leitura de hoje, tem alguém que não dava ouvidos ao que Deus tinha a dizer, e ele foi só se dando mal, cada vez mais. Estou falando de Faraó. E nessa mesma leitura tem também Moisés, que estava de “ouvidão” bem aberto pra captar tudo o que Deus quisesse passar pra ele.

 

“Faraó” era o título, que lá no Egito, queria dizer “rei”. E quando Moisés tinha fugido do Egito, ele tinha corrido de um Faraó que era um grande inimigo dele. Mas agora, aquele antigo inimigo do Moisés, que era o Tutmés terceiro, já tinha morrido. E sabe quem era o atual Faraó? Era o Amenotepe segundo. Nome bonitinho, né? Mas tudo bem. É o seguinte. Amenotepe segundo tinha vinte e dois anos, quando Moisés, que já era um senhor de oitenta anos, chegou pra confrontá-lo, como Faraó.

 

Isto é o que dizem alguns comentários teológicos respeitados, mas há controvérsias, quanto aos nomes destes Faraós, e suas idades. Mas o mais relevante aqui é perceber o pecado do orgulho que Faraó teve: “Quem é o Senhor? Não conheço o Senhor”. Foi o que ele disse pra Moisés. E qual foi o resultado? Vou deixar você descobrir, fazendo a sua leitura bíblica. Tá certo?

Comente