Ouça agora:

Chega Mais Perto
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Estudo adicional


Textos de Ellen G. White: Patriarcas e Profetas, p. 295-297 (“Do Mar Vermelho ao Sinai”); O Desejado de Todas as Nações, p. 281-289 (“O Sábado”); texto de Sigve K. Tonstad: The Lost Meaning of the Seventh Day [O Significado Perdido do Sábado], p. 125-143 (“The Social Conscience of the Seventh Day [A Consciência Social do Sétimo Dia]). “Jesus lhe asseverou que a obra de aliviar os aflitos estava em harmonia com a lei do sábado. Estava em harmonia com os anjos de Deus que estão sempre descendo e subindo entre o Céu e a Terra para servir à humanidade sofredora. […]

 

“E o homem também tem nesse dia uma obra a realizar. Devem-se atender às necessidades da vida, cuidar dos doentes, suprir as faltas dos necessitados. Não será tido por inocente o que negligenciar aliviar o sofrimento no sábado. O santo dia de repouso de Deus foi feito para o homem, e os atos de misericórdia se acham em perfeita harmonia com seu desígnio. Deus não deseja que Suas criaturas sofram uma hora de dor que possa ser aliviada no sábado ou noutro dia qualquer” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 206, 207).

 

Perguntas para discussão

1. De que maneira você tem vivenciado o sábado como demonstração de confiança em Deus? Você já teve uma experiência como a do maná, em que Deus providenciou o sustento em resposta à sua fé?

2. No quarto mandamento (Êx 20:8-11; Dt 5:12-15), Deus enfatizou diferentes aspectos do sábado. Qual deles você mais aprecia?

3. Como podemos compartilhar as bênçãos do sábado com nossa comunidade?

4. Em que área de sua vida os padrões e princípios do sábado deveriam ter um impacto maior?

 

Resumo: Deus concedeu o sábado como uma lembrança da criação e da redenção, mas ele também nos ensina a confiar na provisão de Deus e a promover a igualdade; e pode se tornar uma disciplina espiritual capaz de transformar todos os nossos relacionamentos. Jesus demonstrou Seu ideal para o sábado tornando-o um dia para beneficiar os necessitados.

Comente