Ouça agora:

Pediu Tocou
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Estudo adicional


“ O casamento recebeu a bênção de Cristo e deve ser considerado uma instituição sagrada. A verdadeira religião não deve agir contra os planos do Senhor. Deus ordenou que homem e mulher se unissem em santo vínculo matrimonial, para criar famílias que, coroadas de honra, fossem símbolos da família do Céu. E, no início do Seu ministério público, Cristo deu Sua decidida aprovação à instituição que havia criado no Éden. Assim, declarou Ele a todos que não recusará Sua presença em ocasiões de matrimônio, e que o casamento, quando unido à pureza e santidade, verdade e justiça, é uma das maiores bênçãos concedidas à família humana” (Ellen G. White, Filhas de Deus, p. 180, 181).

 

 

O amor sexual no casamento é maravilhoso. Mas um relacionamento duradouro não pode ser fundamentado na beleza exterior e nos prazeres físicos. O corpo envelhece e se deteriora, e nenhuma dieta, exercício e cirurgia plástica nos manterão para sempre jovens. O casamento de Salomão e Sulamita foi um compromisso vitalício. Por três vezes eles confirmaram que pertenciam um ao outro (Ct 2:16; 6:3; 7:10). A primeira vez foi um reconhecimento de propriedade mútua (compare com Ef 5:21, 33). Na segunda vez, ela inverteu a ordem para confirmar sua submissão (veja também Ef 5:22, 23). A terceira vez ele expressou seu desejo por ela (Ef 5:24-32). Esse amor não pode ser apagado nem afogado (Ct 8:7); é como um selo que não pode ser quebrado (Ct 8:6).

 

Perguntas para discussão

1. A descrição da esposa perfeita (Ct 4:1-5; 6:8 e 7:1-9) se compara à expressão de Adão quando viu Eva? (Gn 2:23) Como o marido deve se relacionar com a esposa? (Ef 5:28, 29).

2. Alguns veem em Cantares uma alegoria da relação que existe entre Deus e Seu povo ou entre Jesus e Sua igreja. Embora precisemos ter cuidado para não “alegorizar” demais, quais características do relacionamento entre essas duas pessoas podem ser comparadas ao nosso relacionamento com Deus? Compare também com Is 54:4, 5; Jr 3:14; 2 Co 11:2.

3. Leia Provérbios 31:26; 25:11 e Cantares 5:16. Nossas palavras são importantes o bastante para destruir ou fortalecer nosso cônjuge e enfraquecer ou fortalecer nosso casamento? Use os seguintes textos como ilustração adicional: Tg 1:26; 3:5-11.

Comente


Fique conectado

Aplicativo

Loja Virtual

Participe