Ouça agora:

Música
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Estudo adicional


“Os que hoje ensinam verdades impopulares não devem ficar desanimados se por vezes encontram, mesmo por parte dos que se dizem cristãos, uma recepção desfavorável, como a que foi dada a Paulo e seus companheiros por aqueles por quem trabalharam” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 230).

 

“Se, nas cenas finais da história da Terra, aqueles a quem são proclamadas verdades decisivas seguissem o exemplo dos bereanos, examinando diariamente as Escrituras e comparando com a Palavra de Deus as mensagens a eles levadas, haveria hoje em dia grande número de pessoas leais aos preceitos da lei de Deus, onde agora existem relativamente poucas. […].

 

“Todos serão julgados de acordo com a luz que receberam. O Senhor envia Seus embaixadores com a mensagem de salvação; e Ele faz com que aqueles que a ouvem sejam responsáveis pelo modo como tratam as palavras de Seus servos. Os que procuram de forma sincera a verdade pesquisarão cuidadosamente, à luz da Palavra de Deus, as doutrinas apresentadas a eles” (Ibid., p. 232).

 

Perguntas para discussão

1. Discuta as implicações da seguinte declaração: “É necessário mais cuidadoso preparo dos que se apresentam candidatos ao batismo. […] Os princípios da vida cristã devem ser claramente explicados aos recém convertidos” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 91).

2. Como demonstrar a mesma compreensão que Paulo tinha sobre as diferenças culturais e a mesma disposição de encontrar as pessoas onde elas estão, sem comprometer o evangelho e a nossa identidade?

3. Leia Atos 17:32-34. Quais lições extraímos das três respostas à mensagem de Paulo em Atenas? “(1) Alguns zombaram […]. É possível tratar a vida com tal menosprezo, mas quem faz isso descobrirá que o que começou como uma comédia deve acabar em tragédia. (2) Alguns adiaram sua decisão. O dia mais perigoso de todos é quando um homem descobre quanto é fácil falar sobre o amanhã. (3) Alguns acreditaram. O sábio percebe que apenas o tolo rejeita a oferta de Deus” (William Barclay, The Acts of the Apostles, rev. ed. Philadelphia: Westminster, 1976, p. 133).

4. Paulo citou um escritor pagão (At 17:28) em seu argumento. Usar fontes como essa pode ser útil? Quais são os perigos de se fazer isso?

Comente