Ouça agora:

A Voz da Profecia
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Esperança da ressurreição


A esperança cristã da segunda vinda de Jesus não significa apenas aguardar ansiosamente um futuro brilhante. Para os primeiros cristãos, a ressurreição corpórea de Jesus deu à promessa de Seu retorno uma sólida realidade. Se Ele pôde ressuscitar, o que eles haviam testemunhado por si mesmos, certamente voltaria para concluir o projeto de remover o pecado e seus efeitos e renovar o mundo (veja 1 Co 15:22, 23). Para o apóstolo Paulo, a ressurreição era o elemento essencial da esperança do advento. Ele estava preparado para apostar a credibilidade de tudo o que pregava nesse milagre supremo na história de Jesus: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé” (1 Co 15:17). Pense nas palavras do apóstolo nesse verso e na importância da ressurreição de Cristo para to – das as nossas esperanças.

 

3. Leia 1 Coríntios 15:12-19. Por que a verdade da ressurreição é tão essencial para a esperança cristã? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Porque ela tira nosso desejo de viver aqui e ajudar os outros.

B. ( ) Porque Cristo ressuscitou; portanto, também ressuscitaremos.

 

Presenciar o Cristo ressurreto transformou os primeiros discípulos. Como já vimos, Jesus os tinha enviado anteriormente para anunciar e expandir o reino de Deus (veja Mt 10:5-8), mas a morte de Cristo destruiu a coragem deles e esmagou suas esperanças. A comissão posterior (veja Mt 28:18-20), dada a eles pelo Cristo ressurreto e fortalecida pela vinda do Espírito Santo (veja At 2:1-4), levou-os a mudar o mundo e a viver o reino que Jesus havia estabelecido.

 

Livres do poder e do medo da morte, os primeiros cristãos compartilharam e viveram corajosamente em nome de Jesus (veja, por exemplo, 1 Co 15:30, 31). O mal que trouxe a morte é o mesmo que traz sofrimento, injustiça, pobreza e opressão em todas as suas formas. No entanto, por causa de Jesus e Sua vitória sobre a morte, tudo isso terminará um dia. “O último inimigo a ser destruído é a morte” (1 Co 15:26).

 

No fim, não importa a quem ajudamos hoje, todos acabarão morrendo. Por que é importante anunciar aos outros a esperança que eles podem encontrar na morte e ressurreição de Jesus?

Comente