Rede Novo Tempo de Comunicação

Deuteronômio 02

Reavivados por Sua Palavra


Por Rádio NT 17/06/2022 - 02h00
00:00
00:00
Volume
Velocidade

Muito bem, muito bem, estamos aqui mais uma vez, pra juntos meditarmos sobre mais um capítulo da Bíblia, e eu espero que você já tenha lido hoje o capítulo três do livro de Deuteronômio, e se você não tiver lido ainda, eu apelo pra que você leia esse capítulo ainda hoje, pra que, junto comigo, nós fiquemos mais perto de Deus e mais Reavivados Por Sua Palavra, tá certo, amigo ouvinte. 

Sabe, meu irmão, em Deuteronômio 2 e 3, Moisés continuou a recontar a história israelita e como, com a bênção divina, eles derrotaram seus inimigos. Quando foram fiéis, Deus lhes deu a vitória, mesmo sobre gigantes (Dt 2:11, 20). Por um lado, é muito bom ver que Deus dá a vitória aos Seus filhos. 

Mas, por outro lado, essa mesma história traz à tona o incômodo assunto da destruição daqueles inimigos, que eram pessoas. Embora os filhos de Israel muitas vezes falassem primeiro de paz a uma nação, se aquele povo não aceitasse a oferta, algumas vezes os israelitas o destruía, incluindo mulheres e crianças. “E o Senhor, nosso Deus, o entregou em nossas mãos e nós o derrotamos, a ele, aos filhos dele e a todo o seu povo. Naquele tempo, tomamos todas as suas cidades e a cada uma destruímos com os seus homens, mulheres e crianças; não deixamos nenhum sobrevivente” (Dt 2:33, 34). 

Tem gente que tenta contornar isso dizendo que essas histórias não seriam verdadeiras. No entanto, por crermos que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3:16), essa não é uma opção viável para nós cristãos. 

Mas se você ler Gênesis 15:1-16, meu querido amigo ouvinte, e prestar bem atenção principalmente no que Deus disse a Abraão  no verso 16, você vai ver como esse assunto aparentemente difícil pode ficar esclarecido, pelo fato de que o que aconteceu foi que Deus esperou por muito tempo o arrependimento dos amorreus, mas como a medida da iniquidade deles se encheu, eles foram punidos. 

Não há dúvida de que muitas dessas nações pagãs eram extremamente brutais e cruéis e, com razão, poderiam ter sofrido a ira e o castigo de Deus muito antes. Mas mesmo que Deus esperasse pacientemente que mudassem seus caminhos, e eles não mudassem, isso ainda não altera a dura realidade sobre a morte de todos, incluindo crianças. Ou seja, que é duro é. 

Mas, dadas as informações limitadas sobre o contexto dos acontecimentos, a gente aceita a realidade e confia na bondade divina, revelada de tantas outras maneiras. Fé não é apenas amar a Deus quando tudo está bem, mas é confiar Nele, apesar do que não entendemos totalmente. 

Então, pra complementar a leitura de hoje, leia também 1Coríntios 10:1-4 e João 14:9 que são passagens que nos ajudam a confiar no amor, na justiça e na bondade de Deus, mesmo diante de fatos aparentemente tão contraditórios. Mas não se esqueça, que a leitura Bíblica de hoje é Deuteronômio 2. 

Fonte: Lição da Escola Sabatina 4º Trimestre de 2021.