Clique aqui e Saiba mais

Ouça agora:

Conexão NT
Rádio Rádio
Categoria: Tempo de Refletir

DAVI


“Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (I Samuel 16:7).

As notícias eletrizaram todo Israel. Foi um dos mais importantes achados arqueológicos dos tempos modernos. Arqueólogos desenterraram um fragmento de pedra com uma referência ao rei Davi. Pela primeira vez, uma fonte fora da Bíblia confirmava o mais famoso rei de Israel.

O nome de Davi aparece mais de 1.000 vezes no Antigo e no Novo Testamento – mais do que qualquer outro personagem bíblico. Davi foi pastor de ovelhas, soldado, guerreiro, músico, poeta, compositor, autor, rei e construtor de um império. Ele não somente mudou a história de Israel em seu próprio tempo, mas deixou sua marca naquela nação para sempre. Davi transformou Israel em um poderoso império.

Davi conquistou proeminência em um momento singular. Os reinos da Assíria e do Egito estavam em declínio. Davi usou sua experiência militar para reagrupar as forças de Israel. Ele organizou exércitos fortes, bem treinados e transformou-os em uma poderosa máquina de guerra. Sob sua liderança, as fronteiras da nação foram expandidas e os impostos, reduzidos. Houve grande prosperidade. No reinado de Davi, Jerusalém foi fundada para ser a capital religiosa e política da nação.

Os salmos de Davi revelam sua intensa devoção a Deus. Por vezes, Davi ergue-se até as alturas do êxtase. Outras vezes, ele encontra-se nas masmorras do desespero. Às vezes, alguns dos seus salmos revelam que ele está perdoado, enquanto em outros ele sente a pesada mão da condenação de Deus.

Quando Natã, o profeta, confrontou Davi sobre o seu adultério com Bate-Seba, Davi exclamou: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; e, segundo a multidão das Tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões” (Sl 51:1).

Deus fala de novo em nossos dias. Ele nos convida a expressar-Lhe com sinceridade nossas emoções. Ele nos anima a despir nossa alma diante dEle, buscando conhecê-Lo. Nunca poderemos chocá-Lo. Ele nos conclama a acreditarmos que Ele está sempre disponível – porque Ele está!

Nas conflitantes emoções interiores e nas circunstâncias mutáveis ao nosso redor, Ele é constante. Podemos contar com isso.

Comente