Ouça agora:

NT Ecologia
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

Cristo, o centro


1. Qual ilustração Paulo usou para descrever a nova unidade em Cristo? Como Cristo fez “um” de “dois”? Ef 2:11-22; Gl 3:28. Assinale a alternativa correta:

A. ( ) O arco-íris, símbolo da unidade entre as pessoas.

B. ( ) O corpo humano e um edifício nos quais muitas partes formam um todo.

 

A cruz de Cristo remove as barreiras que separam as pessoas. Muros separavam os adoradores no templo judeu: homens de mulheres e judeus de gentios. Ao descrever a unidade de judeus e gentios em Cristo, Paulo usou uma linguagem que se aplica igualmente a outras divisões entre nações, grupos de pessoas, camadas sociais e sexos. “[…] Para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz” (Ef 2:15). Essa é uma boa notícia para os casais, pois os ajuda a conhecer verdadeiramente a unidade de “uma só carne” no casamento. Além disso, pela fé em Cristo, famílias há muito tempo separadas podem ser reconciliadas.

 

2. Uma coisa é citar textos bíblicos sobre a unidade em Cristo; outra totalmente diferente é realmente vivenciá-la. Quais mudanças práticas Cristo traz à nossa vida, habilitando-nos a experimentar a unidade que nos foi prometida? Rm 6:4-7; 2 Co 5:17; Ef 4:24-32

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

 

“Desenhem um grande círculo, de cuja periferia saiam linhas que se dirijam todas para o centro. Quanto mais próximo do centro mais próximas as linhas estão umas das outras. […] “Quanto mais perto nos achegamos de Cristo, mais perto estaremos uns dos outros” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 179). “Entre pai e filho, marido e mulher […] está Cristo, o Mediador, quer eles sejam capazes de reconhecê-Lo ou não. Não podemos estabelecer contato direto fora de nós mesmos, exceto por intermédio Dele, de Sua palavra e da nossa imitação Dele” (Dietrich Bonhoeffer, The Cost of Discipleship [O Custo do Discipulado]; Nova York: The MacMillan Publishing Co., 1979, p. 108).

 

Sua família ou igreja estão próximas ao centro desse círculo? O que mais deve se aproximar do centro para que os relacionamentos sejam como deveriam ser?

Comente


Fique conectado

Aplicativo

Loja Virtual

Participe