Ouça agora:

Hora de Orar
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

A terceira viagem missionária


VERSO PARA MEMORIZAR: “Em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (At 20:24).

 

O relato de Lucas sobre a terceira viagem de Paulo começa de maneira um tanto abrupta e inesperada. O texto afirma apenas que, depois de passar um tempo em Antioquia, centro das missões de Paulo, o apóstolo “partiu dali e viajou por toda a região da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos” (At 18:23, NVI).

 

Portanto, os primeiros 2.400 quilômetros da viagem são cobertos em uma única frase. Isso ocorre porque o foco da viagem era Éfeso, onde Paulo passou mais tempo do que em qualquer outra cidade no decurso de suas viagens. Do ponto de vista evangelístico, o ministério em Éfeso foi muito frutífero; o impacto da pregação do apóstolo chegou a toda a província da Ásia (At 19:10, 26).

 

Provavelmente durante esse período, as igrejas de Colossos, Hierápolis e Laodiceia foram fundadas, talvez por meio de Epafras (Cl 4:12, 13), um dos colaboradores de Paulo (Cl 1:7; Fm 23). Algo notável sobre essa viagem é que ela foi a última viagem de Paulo registrada em Atos como um homem livre. Lucas também registra outra viagem do apóstolo, desta vez para Roma, mas como prisioneiro.

Comente