Ouça agora:

Estúdio NT
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

A oração de Neemias


2. Leia a oração de Neemias 1:5-11. Quais são os componentes dessa oração? Por que o servo de Deus se incluiu no grupo dos culpados? _________________________________________________________ ________________________________________________________

 

1. Reconhecimento da grandeza e misericórdia de Deus: Senhor, Tu és grande e tens misericórdia (Ne 1:5). 2. Súplica para que Deus ouvisse sua oração: Ouça-me (Ne 1:6). 3. Confissão dos pecados (Ne 1:6, 7). 4. Solicitação de que o Senhor Se lembrasse das Suas promessas (Ne 1:8, 9). 5. Reafirmação de que Deus havia resgatado Seu povo (Ne 1:10). 6. Nova súplica para que Deus ouvisse sua oração: Ouça-me (Ne 1:11). 7. Pedido especial de ajuda: Deus, concede prosperidade e misericórdia (Ne 1:11).

 

A oração de Neemias é uma bela composição que narra a grandeza de Deus, a pecaminosidade do povo e conclui com um pedido de ajuda. Essa oração se assemelha à oração de Daniel 9, e é possível que Neemias estivesse familiarizado com essa oração. Vale a pena observar que o servo de Deus não começou sua oração com um pedido de ajuda, mas primeiro declarou a verdade sobre quem Deus é: grande e temível. Ele também destacou que Deus mantém Sua aliança e tem misericórdia daqueles que O amam, como se quisesse lembrar a Deus que Ele sempre havia sido fiel e agora não podia ser diferente.

 

A oração apresenta uma estrutura especial (descrita acima) que tem seu centro no verso 8, em que Neemias articula as promessas de Deus. Neemias disse: “Lembra-Te”. Em outras palavras: Lembra-Te, Deus, de que prometeste que nos dispersarias quando fôssemos infiéis, mas que também nos trarias de volta e restaurarias todas as coisas. Já que a primeira parte aconteceu, agora é hora de cumprir a segunda, pois estamos nos voltando a Ti.

 

Neemias não teve medo de reivindicar as promessas de Deus e lembrá-Lo delas. Evidentemente, não é que Deus não saiba ou não Se lembre do que prometeu. Em vez disso, Ele sente prazer em nos socorrer quando Lhe pedimos ajuda. Ele deseja que acreditemos em Suas promessas e as falemos em voz alta para Ele. Ao verbalizá-las, podemos ser fortalecidos em nossa decisão de confiar nelas, especialmente nos momentos em que estamos desesperados.

 

Quais promessas de Deus você pode reivindicar hoje? Por que é importante nunca desistir de clamar por elas?

Comente