Ouça agora:

Palavra Viva
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

A função da ira no conflito


Quem já não ficou irado em algum momento? Quando essa ira é direcionada a um membro da família, ela se torna ainda mais difícil. Além da recusa em perdoar, a ira pode se transformar em um veneno que causa grande dor e sofrimento no lar, na família e nos relacionamentos em geral.

 

4. Leia Efésios 4:26, 27 e Eclesiastes 7:9. Como podemos equilibrar nossa compreensão da ira como uma emoção e também como um pecado? Qual é a diferença?

___________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

 

5. Segundo Tiago 1:19, 20, como devemos agir, especialmente quando lidamos com membros da família cujas ações, atitudes e palavras nos irritam? Complete as lacunas: “Todo homem, pois, seja pronto para ________, tardio para _______, tardio para se irar. Porque a _______ do homem não produz a justiça de Deus” (Tg 1:19, 20).

 

Se você está irado com alguma coisa, em vez de deixar essa ira pairar como uma nuvem negra sobre sua vida, transforme-a em algo positivo. Ore por aqueles que o ferem e o maltratam, perdoe-os e se torne uma bênção para eles. Provavelmente não será fácil no início, mas quando você tomar a decisão e a mantiver, Deus cuidará do restante. Às vezes, a origem da ira está no lar em que crescemos.

 

Pessoas iradas muitas vezes vêm de famílias iradas, pois aprendem a partir de seus modelos e seguem o mesmo comportamento em sua vida, consequentemente transmitindo-o a seus filhos. Às vezes, a ira é o resultado de necessidades não satisfeitas ou de inveja, como foi o caso de Caim, o que o levou a assassinar seu irmão. Você pode ter um bom motivo para ficar irado, mas não use isso como desculpa para continuar assim. Não negue a sua ira nem tente justificá-la. Em vez disso, peça a ajuda de Deus para lidar com ela de maneira positiva. O apóstolo Paulo deu bons conselhos: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12:21).

 

Todos temos coisas que nos deixam irados a ponto de nos fazer sofrer. Em alguns casos, provavelmente temos justificativa para essa ira. A questão é: mediante o poder de Deus, como podemos impedir que a ira nos torne miseráveis? De que maneira devemos ajudar os que sofrem com esse problema ao nosso redor?

Comente


Fique conectado

Aplicativo

Loja Virtual

Participe