Ouça agora:

Pediu Tocou
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

A fuga de Jeremias


a crise continua

Como vimos ontem, apesar de seus medos e das próprias emoções, Jeremias permaneceu firme, tendo plena consciência de que sua postura poderia lhe trazer a morte. Em Jeremias 26:15, de maneira muito clara, ele advertiu os príncipes e o povo de que deveriam estar certos de que, se eles o matassem, enfrentariam a punição por derramar sangue inocente. Jeremias sabia que não era culpado das acusações apresentadas contra ele.

7. Leia Jeremias 26:16-24. Como o profeta escapou da morte?

É impressionante que os sacerdotes e os profetas, que supostamente deviam ser os líderes espirituais, tiveram que ser repreendidos e questionados por simples “anciãos” (v. 17) e pelo “povo”, os quais saíram em defesa de Jeremias. Mencionaram Miqueias, que tinha vivido em Israel um século antes de Jeremias. O rei, na época, não feriu Miqueias, mas deu ouvidos ao seu conselho, a nação toda se arrependeu e o desastre foi suspenso, pelo menos por um tempo. Então, na época de Jeremias, essas pessoas, que eram mais sábias do que seus líderes, desejavam poupar a nação de cometer um grande erro ao matar um profeta de Deus.

A absolvição enfatizava que Jeremias não era culpado das coisas das quais havia sido acusado. Contudo, o ódio dos sacerdotes e profetas se tornou mais forte. Sua ira e seu desejo de vingança aumentaram, de forma que, em outra ocasião, acabariam atacando Jeremias com fúria total. Sua libertação significava apenas um momento de alívio para o profeta. Ele não estava completamente fora de perigo.

O que podemos ver aqui é um exemplo de como algumas pessoas aprenderam lições com a história, enquanto outras, conhecendo a mesma história, se recusaram a aprender as mesmas lições. Podemos ver algo semelhante séculos mais tarde, com o fariseu Gamaliel e sua admoestação a outros líderes a respeito de como lidar com os seguidores de Jesus.

Leia Atos 5:34-41. Que paralelos existem entre essa passagem e o que aconteceu com Jeremias? Que lição aprendemos com a história e com os erros dos que vieram antes de nós?

Comente