Ouça agora:

Hora de Orar
Rádio Rádio
Categoria: Lições da Bíblia

A alegria do Senhor


A frase “a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8:10) serve como um lembrete de que Deus deseja que nos regozijemos e desfrutemos a vida. Acima de tudo, não é qualquer tipo de alegria, mas a alegria que vem porque conhecemos a Deus e a realidade do Seu amor. Todos os dias devemos nos esforçar para nos deleitar no Senhor e em Sua bondade, regozijando-nos por tudo o que Ele nos concedeu. Além disso, a alegria em Deus nos dá forças para enfrentar o dia e lidar com o que surge em nosso caminho.

 

7. Leia Neemias 8:13-18. O que ocorreu ali e o que isso revela sobre o povo e seus líderes naquele momento? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ ____________________________________________________________

 

No dia seguinte, os líderes do povo foram a Esdras para aprender mais sobre o Livro Sagrado. Essa iniciativa demonstrada pelos líderes revelou seu desejo de conduzir a comunidade a Deus. Eles entenderam que não poderiam guiar o povo da maneira certa se eles mesmos não buscassem o Senhor e o conhecimento Dele.

 

8. Leia Levítico 23:39-43. O que os israelitas deveriam fazer? Por quê? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

 

O texto de Neemias 8:15 menciona que os israelitas estavam agindo de acordo com o que estava “escrito”. Vemos aqui outro exemplo de como desejavam seriamente obedecer à Palavra de Deus, especialmente porque depois de décadas em cativeiro haviam aprendido a desobedecer. Além disso, conforme o texto de Levítico, eles deveriam celebrar a festa “e, por sete dias”, alegrar-se “perante o Senhor”, seu Deus (Lv 23:40). Em outras palavras, ao se lembrarem dos atos divinos de misericórdia, graça e salvação, o povo precisava se alegrar com o que o Senhor havia feito por eles.

 

Pense no que recebemos em Jesus (Ele está simbolizado em todas as festas do antigo Israel). Como podemos nos alegrar no Senhor mesmo durante provações difíceis e dolorosas? Por que, especialmente durante esses momentos, é crucial que façamos isso?

Comente