INÉDITO:
  • QUI22:30
REPRISES:
  • DOM05:30
  • DOM09:30
  • DOM19:30
  • SEG01:00
  • SEG07:00
  • TER02:00
  • QUA03:00
  • QUI04:00
  • SEX05:00
  • SEX13:30
  • SAB00:00
  • SAB15:30

LEGALISMO OU AMOR?


cristaoscansados.net-wp-content-uploads-2013-05-Legalismo-ou-Amor

 

Se você está lutando com o legalismo, não lute abandonando os seus bons momentos. Esta é uma boa advertência que eu me lembro de ter ouvido certa vez de um pastor. Em outras palavras, existe uma tentação de presumir que combater o legalismo é correr das boas coisas, quer seja a leitura da Bíblia ou atos de amor, porque nos enganamos ao achar que elas fazem parte do problema. Todos estão sujeitos a essa tentação. Somos bombardeados diariamente com várias escolhas. O que comer, o que vestir, o que assistir, onde estudar e trabalhar, com quem sair. Dessa forma se torna muito fácil confundir princípios com práticas. Uma confusão pode se formar na linha entre realmente viver para a glória de Deus, ou viver atrelado ao legalismo. Mas penso que a dúvida começa com a definição do legalismo.

O que é legalismo. Legalismo é perseguir boas obras com a intenção de conseguir o favor divino. O ponto é salvar a si mesmo. São boas obras sem a crença de que Deus nos justifica pela fé somente. John Piper explica da seguinte forma: “A essência do legalismo é quando a fé não é o motor da obediência”. Quando trabalhamos arduamente para Deus em vista de obtermos seu favor, não estamos operando pela fé. Ao invés disso, estamos afirmando que devemos acrescentar alguma coisa ao trabalho finalizado de Cristo na cruz. Seu trabalho não foi suficiente, portanto, devemos trabalhar para deixá-lo feliz – devemos tomar o trabalho em nossas próprias mãos para sermos aceitos por Deus.

Mas a Bíblia nos diz que somos justificados pela graça através da fé somente, e não é um trabalho nosso, mas um presente gratuito de Deus. Nossa salvação não é, e nunca será, resultado de nossas obras: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” Efésios 2:8. Não há nada que possamos fazer para ganhar o favor salvador de Deus. Se estamos em Cristo, nós TEMOS o seu favor, sempre!

Eu sei que quando sou tentado pro lado do legalismo, é simplesmente por ambição própria. Eu quero pegar meus bons atos e ficar desfilando com eles para Deus e o mundo. É por isso que Efésios 2:9 é tão importante: “não por obras, para que ninguém se glorie”. O motivo pela qual a nossa salvação é gratuita, é para que ninguém fique por aí se achando. Nossa salvação não é no fim das contas acerca de nós, mas acerca de Deus. Deus faz o trabalho e Ele recebe todo o crédito por isso. O legalista quer fazer o trabalho, merecer o favor e receber a glória por isso.

O que não é legalismo? Aqui é onde a confusão começa a se formar. Igualar a busca pela santidade com o legalismo pode causar um mundo de problemas. Esse erro pode eventualmente levar à projeção de um julgamento sobre os outros ou a uma vida de licenciosidade. Mas perseguir a santidade e viver de forma legalista não é a mesma coisa. Legalismo é uma questão do coração, não obediência a Deus e amor radical ao próximo. Legalismo se dá quando tentamos merecer o favor de Deus, e não quando o seguimos porque fomos salvos pela graça.

Novamente Piper explica: Veja bem, legalismo não é simplesmente a busca pela lei. É a busca da lei pelos motivos errados – com algum outro propulsor que não seja a fé. A lei de Deus DEVE ser buscada. O Filho de Deus “condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:3b-4. Nós devemos buscar o cumprimento da lei – pelo Espírito. Vamos chamar essa boa busca de “obediência pela fé”.

Essa notícia é libertadora. Podemos buscar a Jesus, amá-lo, aprender sobre Deus, e podemos fazer isso como um ato preenchido de obediência pela fé. Quando acordamos pela manhã e nos prostramos desesperadamente perante Deus, é um ato que expressa a nossa necessidade dele. Quando abrimos as nossas Bíblias para ouvir a sua voz, nós o fazemos não porque procuramos a sua aceitação, mas para andarmos em sua companhia.

O que estamos realmente perseguindo? No começo do texto eu citei algumas das escolhas que encaramos diariamente por aí. Com certeza nós temos muitas. Mas por um acaso alguma delas resume o que é seguir a Jesus – coisas como comer ou não comida orgânica ou vestir ou não calça jeans? Nós podemos gastar toneladas de energia em várias atividades, mas Deus nos chama para perseguir algo bem mais incrível, e de alguma forma, mais simples. Ele nos chama para sermos santos: “Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’.” 1 Pedro 1:14-16.

Assim como um filho obedece a seu pai, nós somos chamados para sermos crianças obedientes ao Pai celeste. Nós buscamos a Deus porque “não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que nós fomos redimidos da nossa maneira vazia de viver, transmitida por nossos antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo” 1 Pedro 1:18-19. A instrução de Pedro parece guerra: “estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado.” 1 Pedro 1:13 – o que não é legalismo, mas fé.

Com certeza devemos estar atentos aos perigos de se inclinar para o legalismo. Mas lembremo-nos que a busca por Cristo, especialmente pela guerra contra o pecado, não deve ser negligenciada apenas porque nossos corações são tentados pelo erro. Como podemos combater qualquer tentação? Nós recordamos o que Deus fez através de Cristo e o que ele nos prometeu fazer, que é somente pela sua graça, não por nossas obras.

Isaque Resende – www.cristaoscansados.net
Produtor do Arena do Futuro


Você está em : Artigos
Compartilhe:


Comente



  • Osleane da costa araújo silva em 22 de outubro de 2013 23:18

    Esse artigo é otimo consegui entender finalmente que realmente Deus fala sobre viver e fazer alguma coisa por Deus foi otimo Deus bencoe



  • Amanda da Silva em 23 de outubro de 2013 8:26

    Estava mesmo precisando dessa leitura riquíssima , que já vai dar um rumo diferente em meu dia de hoje. Somos sedentos da palavra de Deus , por isso erramos tanto achando que estamos acertando , por isso que devemos todos os dias ter nossa comunhão com o Criador , para que ele possa abrir nossos olhos e assim termos um dia em PAZ .
    Fica na Paz, amei a mensagem e quero por em pratica a cada dia.



  • Aldeires Torquato da Silva em 24 de outubro de 2013 9:09

    Riquíssimo esse artigo, é muito bom ter a oportunidade de aprender mais sobre a Palavra de Deus, com irmãos que verdadeiramente estão empenhados na causa do Evangelho, mostrando a mentira que infelizmente alguns a transformaram em verdade.



  • Genival Benites em 26 de outubro de 2013 11:14

    Gostei muito !!
    Realmente, temos que servir a Deus, simplesmente porque ele é e sempre será Deus.



  • Alice Brandao em 27 de outubro de 2013 11:30

    Amei essa leitura,que jesus cristo abra meus conhecimentos a cada dia,para que eu possa me santificar.



  • Rozalia S.Santos em 29 de outubro de 2013 8:55

    Que fantástico! Maravilhoso muito obrigada.



  • carmem em 6 de novembro de 2013 21:48

    preciso entender melhor, não sei grande coisa desse assunto



    • Instrutor e Conselheiro em 7 de novembro de 2013 12:32

      Olá querida irmã CARMEN, será uma alegria enorme poder te ajudar nestas questões que tiver dúvida, você gostaria de estudar a Palavra do Senhor conosco por e-mail?

      Estaremos aguardando sua opinião, saiba que tem novos amigos com quem poderá contar sempre, que Deus te abençoe muito, um grande abraço da equipe do Arena.



  • nizaldo em 9 de novembro de 2013 9:18

    Este artigo faz nos recordar da passagem de Jesus e não esquecer de sua promessa. Ótimo, parabens.



  • Maria Augusta Lopes souza em 13 de novembro de 2013 11:28

    No programa de Hamilton Menezes um dos Pr disse que o sumo sacerdote ao entrar no santíssimo era amarrado por corda. E qual dos livros de Hellen White esta registrada essa fala?



    • Instrutor e Conselheiro em 16 de novembro de 2013 15:33

      Olá querida irmã MARIA, encontramos no livro Patriarcas e Profetas mas também na Bíblia em Ex. 28:34,35:
      34 Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor,
      35 E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR, e quando sair,para que NÃO morra.

      Aguardaremos seu retorno, conte sempre conosco, que Deus ilumine muito a sua vida, um grande abraço dos seus amigos do Arena.



  • Márcia Leonarczyk em 22 de novembro de 2013 10:27

    Bom Dia! Apenas para registrar quão importante foi a leitura acerca deste tema, que para mim é ainda bastante complexo, visto que conheci a verdade há pouco tempo e vivo um conflito interior quanto ao discernir entre obras e a verdadeira graça de Deus. Parabéns pelo texto e obrigado pelo auxilio.



  • evelyn em 21 de julho de 2014 16:03

    minha tia tem depressao ajuda ela pode ta orando por ela



    • evelyn em 21 de julho de 2014 16:06

      eu presciso de ajuda nao aguento mais sofre de nervoso eu choro fico triste pro canto nao tem ninguem pra me anima fico desanimada



  • Sonia em 25 de setembro de 2014 21:10

    Muito esclarecedor. Obrigada! Deus os abençoe e nos livre de todo legalismo.



  • silvana ramos em 4 de maio de 2015 7:13

    Ainda tenho dúvidas! Por favor me diga como posso entrar em contato com o Pastor Luís Gonçalves por email dele!? Tenho uma confissão a fazer e não gostaria que fosse compartilhada por mais ninguém, por enquanto. Estou muito triste e decepcionada com esta Igr pois depois de quase 8 anos desviada (e tendo buscado a verdade por várias Igrs Evangs) decidi me rebatizar (após frequentar esta Igr Adv por quase 2 anos) fui impedida porque não uso vestidos e saias na Igr porque não tenho dinheiro para mudar o meu guarda-roupas agora, não porque não quero ou não goste!!! Abandonei muitos pertences e até um relacionamento errado (de 20 anos!!!) pela vontade de Deus e por causa de vestimenta, meu rebatismo foi rejeitado pelo Pastor!!!! Que Igr é essa que a vestimenta diz quem será salvo ou não!?



    • Roberto- Instrutor Bíblico e Conselheiro em 12 de maio de 2015 14:26

      Olá querida irmã e amiga, meu nome é Roberto sou instrutor bíblico e conselheiro do Arena do Futuro, será uma alegria muito grande conversar contigo e te orientar biblicamente a respeito, nos mande um e-mail para arenadofuturo@gmail.com.br, aguardarei seu retorno, você é muito especial para Deus e para todos nós. Deus é justo e amor em todas as Suas ações, Ele quer te fazer feliz neste mundo e principalmente te preparar para a vida eterna, que você siga sempre as verdades do Senhor em sua vida, conte sempre conosco um grande abraço dos seus amigos do Arena.