Expressão de amor

Ouça agora:

06-01 TDR 1102-bTEMPO DE REFLETIR 1102 – 6 de janeiro de 2017

“É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei” (Lucas 16:17). “Porém isto não quer dizer que a Lei perdeu sua força nem mesmo no menor ponto. Ela é tão forte e firme como o céu e a terra” (Lucas 16:17, A Bíblia Viva).

Bem, o que dizer da lei? Como cristão, de que maneira me relaciono com as inúmeras leis nos livros de Moisés?

Vamos considerar esses tipos de leis, uma de cada vez.

O primeiro grupo de leis de Moisés consiste nas leis legislativas que governam a nação de Israel. Mas Israel não é mais uma nação teocrática, que tem Deus como líder. Próximo do fim do Seu ministério, Jesus salientou que uma mudança ocorreria, dizendo: “Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos” (Mt 21:43). Essa nova nação é a igreja cristã. Por não existir mais a nação teocrática de Israel, as leis civis de Moisés já se cumpriram.

Em segundo lugar, aprendemos que as leis cerimoniais retratam em tipos a vida, morte e ministério celestial de Jesus. Uma parte disso já se cumpriu e a outra ainda está sendo cumprida. De acordo com a definição do Novo Testamento, cristão é aquele que aceita Jesus como sua oferta queimada, seu sacrifício e seu sacerdote. Assim as leis cerimoniais ainda se aplicam a todos nós, não no sentido de que devamos continuar oferecendo sacrifícios de sangue, mas em que diariamente apliquemos o sacrifício de Cristo à nossa vida e utilizemos cada dia o ministério de Jesus no santuário celestial.

No terceiro grupo, a lei moral refletida nos grandes mandamentos de amor de Jesus e apresentada nos Dez Mandamentos ainda está regendo a ordem moral do Universo. Por sua própria natureza, a lei moral de Deus é inalterável. Deve ser escrita em nosso coração para que oriente nossos pensamentos e ações. Por causa da importância da lei moral, Jesus faz uma grande apresentação da relação do cristão para com ela em Mateus 5:20 a 48.


-> Música: Sonete, “Tua lei”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 99893-2056 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir

Você está em: Textos

Compartilhe:


Comente



  • celi em 6 de janeiro de 2017 18:32

    Gratidao



  • GUILHERMINA CORREIA em 6 de janeiro de 2017 17:48

    PAI, ME AJUDA A OBEDECER EM TODAS AS COISAS !!! AMÉN.
    DEUS O ABENÇOE