Ensinar ou impor aos filhos?

Ouça agora:

26-educar_filhos-bTEMPO DE REFLETIR 422 – 26 de fevereiro de 2015

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Efésios 6:4).

Todos os anos, Deus dá a milhões de pais um presente: um bebê novo em folha. Mães e pais se veem diante de uma decisão: fazer com que os filhos sejam uma imagem nossa ou deixar que eles sigam a identidade que Deus lhes deu?

Como pais, podemos acelerar ou frear, liberar ou reprimir o talento de nossos filhos. Eles passarão grande parte da vida se beneficiando ou se recuperando de nossa influência. Quem detém a mais nobre oportunidade de ajudar nossos filhos a pesar custos e benefícios e a optar pelo melhor caminho senão nós, pais? Mas faremos isso?

A Palavra de Deus nos urge a fazê-lo. Ouça com atenção este conselho a respeito da criação de filhos: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22:6).

Cuidado com esse versículo. Não o interprete como se dissesse “se eu colocar meus filhos no caminho certo, eles nunca sairão dele. Se eu os encher das Escrituras, de lições bíblicas e sermões, eles podem até se rebelar, mas terminarão voltando”.

O provérbio não faz tal promessa. A salvação é uma obra de Deus. Pais piedosos podem preparar o solo e plantar a semente, mas Deus é quem dá o crescimento (1Co 3:6). Mães e pais amolecem corações, mas não conseguem controla-los. Mostrar o caminho? Sim. Forçar que ele seja seguido? Não.

Veja cada filho como um livro não a ser escrito, mas a ser lido.

Vamos orar? “Nós te agradecemos, Deus querido, pois Te importas com as preocupações do coração dos pais. Ensina-nos a concentrar em Ti nossos objetivos, planos e ambições para nossos filhos”. (ML)


Ficha Técnica:
-> Música:Sonete, “Desenho na geladeira”
-> Locução e edição: Amilton Menezes
-> Finalização: Isa Vasconcelos

Você está em: Textos

Compartilhe:


Comente



  • Esineia em 27 de fevereiro de 2016 14:38

    Minha filha não faz nada que eu encino ninguém gosta dela ela vai sempre mau no colejo briga com todas crianças o conselho tutelar vive no meu pé eu não to mais vivendo perdi aesperansa d q ela vai melhora pois já fiz d tudo nenhuma babá fica com ela. Ela já tem 7 anos e cada vez pior eu já sai de vários empregos por causa dela por ninguém quere cuida dela eu to pensando em da a guarda dela pró pai dela por que eu to entrando em depressão me ajude por vavor



  • Alice Calixto em 18 de junho de 2015 8:47

    gostei muito dessa pagina pois ela me fes refletir sobre minhas atitudos tanto nocasamento quanto na criacao do meu filho pedir auxilio a Deus e o melhor



  • margarida em 3 de maio de 2015 9:36

    Prezado amigo
    Cada vez mais, inspira-me seus lindos e reflexivos textos.Tão sábios, edificantes para nossa vidas.
    Que Deus os abençoe sempre!



  • ademir pereira em 4 de março de 2015 8:28

    como e verdade que musica linda que ouvimos sobre nossos filhos que saudade das maozinhas..



  • araujo em 28 de fevereiro de 2015 9:19

    curti