Reinos em conflito


TEMPO DE REFLETIR 1446 – 16 de dezembro de 2017

“Venha o Teu reino” (Mateus 6:10).

Assim como em todo o restante do Sermão do Monte, há na Oração do Senhor uma ordem lógica. As petições seguem-se umas às outras numa sequência necessária.

A oração, por exemplo, começa pedindo que o nome de Deus seja santificado entre os homens. Mas no momento em que essa petição é proferida, somos lembrados do fato de que o nome e a pessoa de Deus não são assim geralmente santificados.

Por que, perguntamos nós, isso acontece? Por que Deus não é honrado como deveria ser?
A resposta é tanto simples como complexa.

A resposta simples diz que foi o pecado que provocou esse estado de coisas. A resposta torna- se mais complexa quando percebemos que existe outro reino estabelecido na Terra em conflito com o reino de Deus.

Esse reino é o reino das trevas, o reino de Satanás. A Bíblia não faz rodeios ao falar sobre o reino de Satanás. O Evangelho de João chama Satanás de “o príncipe deste mundo” (Jo 12:31), enquanto Paulo o chama de “o príncipe das potestades do ar” (Ef 2:2). Novamente, Paulo escreve aos efésios que os cristãos precisam se revestir de toda a armadura de Deus, porque “nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:11 e 12).

Em contraste, Jesus é chamado de o “Soberano dos reis da Terra” (Ap 1:5). E Sua pregação centraliza-se com certeza na vitória de Seu reino sobre o reino das trevas. Na verdade, Jesus veio abrir caminho para a vitória final do reino de Deus no conflito cósmico do Universo.

“Venha o Teu reino” permanece como o centro do grande conflito entre Cristo e Satanás. E cada ser humano (você e eu) é um soldado em um desses reinos. Estamos ativamente empenhados ou do lado do Rei Jesus ou do lado de Satanás.

Como estou hoje? Que reino estou promovendo? Como eu sei?


-> Música: Grupo VP, “Lado a lado”
-> Locução: Amilton Menezes


Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:

-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).

-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7

-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios.


Você está em : Textos
Compartilhe:


Comente